As Agências FGTAS/Sine estão oferecendo 5.435 vagas de emprego no Rio Grande do Sul. Desse total, 92% são efetivas e 8%, temporárias. Além disso, 67% das oportunidades aceitam pessoas com deficiência, 84% não exigem experiência prévia e 28% não exigem escolaridade. Por outro lado, 30% das vagas exigem o Ensino Fundamental completo e 20%, o Médio completo. Quanto ao setor econômico, 33% das vagas pertencem aos serviços, 31% à indústria, 27% ao comércio, 5% à construção e 1% à agropecuária. A remuneração de 60% das oportunidades de trabalho varia entre 1 e 1,5 salário mínimo.
As ocupações com os maiores números de vagas abertas no estado são alimentador de linha de produção, com 751 vagas; auxiliar de logística, com 551; operador de caixa, com 257; motorista de caminhão, com 214; e abatedor, com 204. Já entre os municípios com as maiores quantidades de vagas disponíveis na rede FGTAS/Sine destacam-se Nova Santa Rita, com 766 vagas; Erechim, com 547; Garibaldi, com 225; Candelária, com 214; e Dois Irmãos, com 204.
Para se candidatar a essas oportunidades, os interessados devem comparecer à Agência FGTAS/Sine mais próxima levando um documento de identificação oficial com foto e CPF. Também é possível realizar a candidatura de forma digital por meio do portal Emprega Brasil ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A lista completa com os endereços de atendimento da FGTAS pode ser conferida no site oficial.
Especificamente em Porto Alegre e na Região Metropolitana, são oferecidas 1.964 vagas de emprego. Desse total regional, 88% são efetivas, 11% temporárias, 85% não exigem experiência e 49% aceitam pessoas com deficiência. No que diz respeito à escolaridade, 49% exigem o Ensino Fundamental completo e 20%, o Médio completo. O setor de serviços lidera a oferta com 55% das oportunidades, seguido pelo comércio com 30%, pela indústria com 13% e pela construção com 2%. A remuneração de 70% dessas vagas varia de 1 a 1,5 salário mínimo.
As funções com as maiores quantidades de vagas abertas na Região Metropolitana são auxiliar de logística, com 535 vagas; motorista de caminhão, com 194; alimentador de linha de produção, com 133; operador de caixa, com 118; e atendente de lojas e mercados, com 73.