Mundo

Rebeldes Houthis entram na guerra com ataque contra Israel

Ataque interceptado marca a primeira ofensiva direta vinda do território iemenita desde o início do conflito

Movimento rebelde Houthi, apoiado pelo Irã no Iêmen, anunciou a abertura de uma nova frente de batalha ao lançar mísseis contra Israel
Movimento rebelde Houthi, apoiado pelo Irã no Iêmen, anunciou a abertura de uma nova frente de batalha ao lançar mísseis contra Israel Foto : JACK GUEZ / AFP

O movimento rebelde Houthi, apoiado pelo Irã no Iêmen, anunciou neste sábado (28) a abertura de uma nova frente de batalha ao lançar mísseis balísticos contra Israel. O ataque, interceptado pelas forças israelenses, marca a primeira ofensiva direta vinda do território iemenita desde o início da guerra entre o eixo EUA-Israel e o Irã, há quatro semanas.

Ameaça ao comércio global e ao Bab al-Mandab

A entrada do Iêmen no conflito coloca em xeque a segurança no Estreito de Bab al-Mandab, ponto estratégico que liga o Mar Vermelho às rotas comerciais globais. Mohammed Mansour, subsecretário de informação dos Houthis, afirmou que o fechamento do estreito é uma "opção viável" caso a escalada continue.

A medida pode desestabilizar ainda mais o mercado internacional, já pressionado pelo bloqueio iraniano no Estreito de Ormuz. O porta-voz militar Yahya Saree declarou que os ataques persistirão até o fim das operações contra o Irã e o Hezbollah.

Danos estruturais e baixas americanas

Paralelamente, Washington confirmou um dos mais graves incidentes contra suas tropas: um ataque iraniano a uma base na Arábia Saudita deixou 12 soldados americanos feridos, dois em estado grave. O ataque utilizou mísseis e drones, resultando em danos significativos a duas aeronaves de reabastecimento KC-135 dos EUA.

Segundo oficiais americanos, esta foi uma das brechas mais sérias no sistema de defesa dos Estados Unidos desde o início das hostilidades em 28 de fevereiro.

Veja Também

Escalada em Teerã e Tel Aviv

Já o Exército de Israel iniciou uma nova rodada de bombardeios massivos em Teerã, capital iraniana. Simultaneamente, o território israelense foi alvo de novas ondas de mísseis iranianos, que causaram pelo menos uma morte em Tel Aviv.

Em um ataque de Israel no sul do Líbano, três jornalistas libaneses, incluindo um correspondente de um veículo de comunicação vinculado ao Hezbollah, morreram neste sábado (28) quando o veículo em que viajavam foi atingido.

Os jornalistas mortos são Al Shuaib, do canal Al Manar, afiliado ao Hezbollah, e Fátima Fatuni, do canal Al Mayadeen, considerado próximo ao movimento pró-iraniano, além do irmão dela, que era cinegrafista.