O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone na noite desta quinta-feira (9) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para informá-lo sobre "os últimos movimentos" americanos no Golfo, informou o gabinete do líder israelense. Segundo o comunicado, divulgado na plataforma X, a conversa faz parte dos "contatos regulares" entre os dois líderes, que reafirmaram "a continuidade da coordenação entre seus países em diversas áreas".
Ainda de acordo com a nota, Netanyahu destacou "a gravidade das declarações do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e de seus colaboradores contra a existência do Estado de Israel", além da necessidade de estabelecer zonas de segurança ao longo das fronteiras israelenses.
Na quarta-feira (8), Erdogan rejeitou e classificou como "desinformação" a afirmação de Israel de que a venda de caças americanos F-35 e de componentes para essas aeronaves à Turquia destruiria o equilíbrio de poder na região. Nesta semana, Netanyahu pediu aos Estados Unidos que não vendam os caças à Turquia, integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Um funcionário do governo americano confirmou à AFP a conversa entre Trump e Netanyahu, mas não deu detalhes. Nas últimas semanas, o presidente dos Estados Unidos fez críticas ao premiê israelense após a guerra entre Israel e o Hezbollah, no Líbano, colocar em risco as negociações com o Irã.
O jornal The Wall Street Journal informou nesta quinta-feira que o governo israelense compartilhou com Washington informações de inteligência segundo as quais o Irã estaria buscando matar Trump. Em 2020, durante o primeiro mandato do presidente norte-americano, os Estados Unidos mataram, no Iraque, o general iraniano Qasem Soleimani. Desde então, Teerã ameaçou publicamente retaliar a ação.