Mundo

Trump volta a afirmar que urânio enriquecido do Irã será levado para os EUA

Presidente norte-americano contraria diplomacia de Teerã, que garante que manterá recursos nucleares

Iranianos negociam com norte-americanos fim duradouro de hostilidades
Iranianos negociam com norte-americanos fim duradouro de hostilidades Foto : Atta Kenare / AFP

O presidente norte-americano, Donald Trump, reiterou nesta sexta-feira (17) que o urânio do Irã será levado para os Estados Unidos, e acrescentou que Washington ajudaria Teerã a extraí-lo das instalações nucleares atingidas por ataques no ano passado. Trump fez esse comentário mesmo depois de o Ministério das Relações Exteriores do Irã ter assinalado que as reservas de urânio enriquecido da República Islâmica não seriam levadas “a lugar nenhum”.

"Vamos consegui-lo entrando no Irã, com muitas escavadeiras”, disse Trump, durante um discurso para apoiadores do movimento conservador Turning Point USA em Phoenix, Arizona. “Precisamos das maiores escavadeiras que vocês podem imaginar”, acrescentou. “Mas iremos juntos com o Irã. Vamos obtê-lo. Vamos levá-lo de volta para casa, para os Estados Unidos, muito em breve.”

Com esses comentários, Trump vai além das afirmações que fez de que o Irã tinha aceitado entregar seu urânio enriquecido, mas sem oferecer detalhes sobre essa transferência. O mandatário americano utiliza habitualmente o termo "pó nuclear” para se referir às reservas de urânio enriquecido do Irã, as quais os Estados Unidos acusam Teerã de querer utilizar para fabricar uma bomba atômica.

Trump soou bastante otimista nesta sexta sobre as possibilidades de um acerto com a República Islâmica ao dizer que já não havia “pontos conflitivos” e que um acordo estaria “muito perto”.