Uma ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Sul (FICCO/RS) resultou na apreensão de R$ 500 mil em espécie, na terça-feira, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O dinheiro estava em posse de um homem e, segundo a Polícia Federal, apresentava indícios de origem em atividades ilícitas.
A operação contou com apoio da Brigada Militar (BM). Durante as diligências, os policiais localizaram a quantia em dinheiro vivo. Como a origem dos valores não foi comprovada no momento da abordagem, o montante foi apreendido para subsidiar o prosseguimento das investigações.
Conforme a Polícia Federal, o dinheiro passará por medidas de polícia judiciária para identificar a origem, a eventual destinação e possíveis vínculos com organizações criminosas. A apuração também busca esclarecer se os valores têm relação com crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou outros delitos.
As investigações seguem para identificar outros envolvidos e aprofundar as linhas investigativas relacionadas à movimentação de recursos de origem ilícita e ao patrimônio eventualmente vinculado às atividades criminosas.
A FICCO/RS é integrada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal do Rio Grande do Sul.