Eleições

Carlos Viana pede que MPE apure canal "Exército do Lula"

Senador questiona funcionamento e conteúdos do grupo de WhatsApp criado por André Janones para mobilizar campanha de Lula

Carlos Viana pede que MPE apure canal "Exército do Lula"
Carlos Viana pede que MPE apure canal "Exército do Lula" Foto : Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O senador Carlos Viana (PSD-MG) apresentou um ofício ao Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o canal do WhatsApp criado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG) para mobilizar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno das eleições, intitulado "Exército de Lula". A representação foi movida nesta quarta-feira.

No ofício o qual o Broadcast Político (Sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) teve acesso, Viana pede a apuração do canal, de como é o seu funcionamento e se há contratação de pessoas para produção, administração ou distribuição dos conteúdos. Também requer a verificação de eventual utilização do canal para divulgação de conteúdos que ultrapassem os limites da liberdade de manifestação política.

Veja Também

Senador pede investigação ao MPE

O senador afirma que não existem elementos disponíveis para afirmar qualquer irregularidade, por isso requer a apuração pelo procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet. O canal atingiu 2 milhões de seguidores até a publicação desta matéria.

Em dois dias, o grupo chegou a subir de 50 mil inscritos para 1 milhão. Em um vídeo publicado na rede social X nesta quarta, ao lado de Lula, Janones convidou os apoiadores a entrarem no canal.

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica