Política

Etanol em 32% na gasolina vai baratear preço na bomba em R$ 0,03, diz ministro

Alexandre Silveira afirmou que, além do preço, medida reduzirá dependência de importação de gasolina

Aumento de 30% para 32% foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética
Aumento de 30% para 32% foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética Foto : Alina Souza/ CP Memória

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta terça-feira, 14, que a elevação temporária da mistura de 32% do etanol na gasolina vai proporcionar uma redução de 3 centavos (R$ 0,03) no preço do combustível fóssil na bomba, considerando os dados disponíveis hoje. "Vai baratear em 3 centavos, mas, principalmente, diminuir a nossa dependência de importação de gasolina", declarou o ministro em coletiva de imprensa.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta terça resolução que eleva por 180 dias, de 30% para 32%, o porcentual obrigatório da mistura de etanol anidro adicionado à gasolina comercializada em todo o território nacional. A medida havia sido anunciada em abril mas ainda dependia do aval do colegiado formado por representantes de 17 Ministérios.

Veja Também

O aumento poderá ter sua vigência prorrogada, uma única vez, por igual período de 180 dias. A mistura em 32% tem o potencial de fazer com que o país deixe de importar 900 milhões de litros de gasolina por ano, segundo cálculos apresentados pelo MME.