Política

EUA afirma que Trump vai desencadear o “inferno” se negociações com Irã fracassarem

Conflito com Oriente Médio causa diversos problemas, incluindo grande impacto na economia

Trump negocia resolução de conflito com Irã
Trump negocia resolução de conflito com Irã Foto : Oliver Contreras / AFP / CP

As negociações com o Irã continuam, garantiu nesta quarta-feira (25) a Casa Branca. No entanto, advertiu que o presidente Donald Trump "vai desencadear o inferno" se Teerã não aceitar um acordo. "As conversas continuam. São produtivas", disse a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, em coletiva. Teerã tem afirmado desde segunda-feira que os relatos de negociação são falsos.

Trump anunciou nesse dia que havia decidido retirar sua ameaça de atacar a infraestrutura energética iraniana porque Teerã havia aceitado essas conversas por meio de intermediários. "Se o Irã não aceitar a realidade do momento atual, se não entender que foi derrotado militarmente e que continuará sendo, o presidente Trump garantirá que receba golpes mais duros do que quaisquer que já tenha recebido antes", declarou Leavitt.

"O presidente Trump não está blefando e está preparado para desencadear o inferno. O Irã não deve se enganar novamente", acrescentou. Questionada sobre os detalhes de um plano americano com 15 exigências para Teerã, Leavitt explicou que havia "elementos verdadeiros" nas informações a esse respeito.

Veja Também

Trump adiou, por causa da guerra, sua viagem à China para se reunir com o presidente Xi Jinping para os dias 14 e 15 de maio. A Casa Branca evitou comentar se o reagendamento formal da visita significava que Trump esperava que a guerra com o Irã, um dos aliados geopolíticos mais próximos da China, terminasse até lá. "Sempre calculamos aproximadamente de quatro a seis semanas (para a duração das operações militares contra o Irã), então podem fazer as contas", acrescentou Leavitt.

A porta-voz se recusou a dizer com quem os Estados Unidos negociam, após o assassinato do líder supremo Ali Khamenei. Seu filho e sucessor, Mojtaba Khamenei, não foi visto em público. Alguns relatos sugeriram que o interlocutor do governo Trump é Mohammad-Bagher Ghalibaf, presidente do Parlamento iraniano e uma de suas figuras não clericais mais proeminentes.

A porta-voz também se recusou a confirmar as informações de que altos funcionários americanos, incluindo o vice-presidente JD Vance, pretendem manter conversas com os iranianos no Paquistão, que se tornou um mediador-chave.