Política

Ex-deputado e empresário Érico Ribeiro morre aos 90 anos em Pelotas

Líder empresarial e político do Sul do RS faleceu em Pelotas após complicações cardíacas

Empresário era conhecido como "Rei do Arroz"
Empresário era conhecido como "Rei do Arroz" Foto : CP Memória

O empresário e ex-deputado Érico da Silva Ribeiro faleceu na madrugada deste domingo (27), aos 90 anos, na UTI do Hospital da Unimed, em Pelotas, após sofrer duas paradas cardíacas e, posteriormente, um infarto.

Natural de Camaquã, nasceu em 27 de dezembro de 1935 e ganhou notoriedade no ramo agrícola, sendo apelidado de “Rei do Arroz”. Chegou a presidir o Centro das Indústrias de Pelotas (CIPEL), a Cooperativa Arrozeira Extremo Sul e fundou a Granja Retiro Agropecuária, tornando-se uma das figuras mais influentes do setor nas décadas de 1980 e 1990.

No campo da política, Érico concorreu à prefeitura de Pelotas pelo PDS – que veio a se tornar o Progressistas – ficando em segundo lugar. Ainda no campo municipal, participou da articulação da chapa vencedora de Bernardo de Souza e Adolfo Fetter Júnior, ambos colegas de partido do empresário.

Nas eleições estaduais de 1994, Ribeiro concorreu para vice-governador ao lado de Celso Bernardi, ficando em terceiro lugar. Em 1998, já pelo PPB (um dos partidos entre a extinção do PDS e a criação do PP) foi eleito deputado estadual com 74.587 votos, terceiro mais votado para o cargo no estado naquele pleito.

Na eleição geral seguinte, em 2002, Ribeiro foi eleito deputado federal à Câmara dos Deputados com 87.298 votos. Em 2006, já pelo PP, tentou a reeleição, mas acabou ficando como suplente. O empresário também foi presidente estadual do PP. Érico Ribeiro também presidiu o Brasil de Pelotas em três oportunidades.

Atos fúnebres

O velório está marcado para a Sala 3 do Memorial Pelotas Cemitério Parque, em Capão do Leão. A cerimônia ocorre até as 17h deste domingo, com o sepultamento na sequência.

O PP-RS publicou uma nota de pesar, relembrando a trajetória do empresário, dentro e fora da política gaúcha, se solidarizando com familiares, amigos, colegas de partido e toda a comunidade de Pelotas, desejando força e conforto neste momento de luto.

Veja a nota completa abaixo:

“O Progressistas do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar pelo falecimento de Érico da Silva Ribeiro, ex-presidente estadual do partido, empresário e ex-deputado estadual e federal, ocorrido na madrugada deste domingo (27), aos 90 anos, em Pelotas.

Natural de Camaquã, Érico construiu uma trajetória de destaque no setor agrícola, tornando-se uma das principais referências da atividade arrozeira no Estado. Conhecido como “Rei do Arroz”, presidiu o Centro das Indústrias de Pelotas (CIPEL), a Cooperativa Arrozeira Extremo Sul e fundou a Granja Retiro Agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Na vida pública, iniciou sua trajetória política pelo PDS, partido que posteriormente deu origem ao Progressistas, e concorreu à Prefeitura de Pelotas. Em 1998, já pelo PPB, foi eleito deputado estadual com 74.587 votos, sendo o terceiro candidato mais votado para a Assembleia Legislativa naquele pleito.

Em 2002, foi eleito deputado federal com 87.298 votos. Também exerceu a presidência estadual do Progressistas e teve participação importante na construção e articulação política do partido no Rio Grande do Sul.

Além da atuação empresarial e política, Érico deixou sua marca no futebol pelotense, tendo presidido o Brasil de Pelotas em três oportunidades.

Neste momento de dor, o Progressistas do Rio Grande do Sul se solidariza com seus familiares, amigos, colegas de partido e toda a comunidade de Pelotas, desejando força e conforto.”