Expodireto

Expodireto 2025: Badesul fechará convênio com a Cresol para abranger produtores rurais em todo o estado

Anúncio feito durante a feira em Não-Me-Toque propõe linhas de crédito mais baratas aos associados da cooperativa

Da esquerda para a direita, o secretário de desenvolvimento Ernani Polo, o presidente da Cresol Central, Braulio Zatti, e o vice-presidente do Badesul, Flavio Luiz Lammel.
Da esquerda para a direita, o secretário de desenvolvimento Ernani Polo, o presidente da Cresol Central, Braulio Zatti, e o vice-presidente do Badesul, Flavio Luiz Lammel. Foto : Especial CP / Vitória Miranda

O diretor vice-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), Flavio Luiz Lammel, assinou um termo de compromisso com a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol Central) na manhã desta terça-feira, durante a Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque. Esteve presente na ocasião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representando a pasta que responde pelo Badesul.

O contrato firmado pelas autoridades permitirá um convênio entre as entidades, o que abrirá aos associados da Cresol o acesso a todas as linhas de crédito operadas pelo Badesul. Segundo o secretário Ernani Polo, a assinatura oficial está prevista para o mês de maio. “Vamos agendar uma data no Palácio Piratini para assinar o contrato”, complementou.

De acordo com Lammel, o principal objetivo do Badesul com o projeto é ampliar a capilaridade da agência no estado, que hoje opera com uma sede em Porto Alegre, composta por uma equipe comercial de cinco pessoas. A parceria vai funcionar nos mesmos moldes do acordo que existe hoje com o Sicredi.

“Fizemos um convênio parecido com o Sicredi, que já estamos operando há um ano. Já fizemos R$ 60 milhões em operações com o Sicredi, basicamente em uma linha chamada Fungetur (Fundo Geral de Turismo), fundo de financiamento do Ministério do Turismo que apoia o desenvolvimento do turismo no Brasil. A ideia é que a gente possa fazer com a Cresol aproximadamente os mesmos valores nesse ano de 2025. É uma linha que tem hoje uma taxa de em torno de 8% ao ano e um prazo que vai de 10 a 12 e 15 anos para pagamento, a depender da análise de crédito do cliente”, afirmou Lammel.

O presidente da Cresol Central, Braulio Zatti, ressaltou que a intenção é diversificar as linhas de crédito a serem disponibilizadas aos associados.

“É uma parceria importante que vem a qualificar algumas linhas de crédito que o Badesul tem, de modo especial o Fungetur, mas com certeza vamos ampliar para outras linhas e modalidades, que é onde a Cresol atua e tem necessidades para atender. Além da liberação do recurso, vamos procurar fazer o melhor para o nosso associado. Muitas vezes as ideias não são realizadas porque o recurso não chega, então temos aqui um passaporte para fazer esse elo da demanda com a necessidade”, afirmou Zatti.

Durante o ato de divulgação da parceria, os representantes do Badesul informaram que a linha de crédito liberada inicialmente terá um juro de em torno de 7% ao ano.

“Esse convênio com a Cresol não vai ter custo nenhum (para a Cresol), porque eles vão operar as mesmas linhas que operamos no Badesul hoje e vamos dividir o spread com eles para poder fazer acesso a essa linha. Espero que a partir desse projeto possamos operar mais linhas na área de irrigação, agricultura e na área da Finep, que é outra linha barata que temos também”, complementou o vice-presidente do Badesul.