A raça caprina espanhola Murciana terá estreia na 48ª Expointer. Biblioteca, um exemplar da raça, de três meses de idade, participará da feira estabelecendo a primeira participação da linhagem no evento, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Bebê de três meses, de cor preta, Biblioteca ainda não poderá participar de provas devido à idade, mas estará à espera de visitas. O criador Eduardo Fagundes, da Fazenda Mãe Oxum, que fica no distrito de Passo da Areia, em Viamão, afirma que é o primeiro exemplar da raça no Rio Grande do Sul.
Fagundes conta que Biblioteca, carinhosamente apelidada de Bibi, é fruto de inseminação artificial, de um sêmen importado da Espanha.
“Foi criada com mamadeira, não conheceu a mãe. É extremamente dócil. Ela veio de Minas Gerais e pesa agora dez quilos. Quando adulta poderá chegar a 40 quilos, ultrapassando esse número em período de lactação”, explica Eduardo Fagundes.
Segundo o criador, a Murciana possui um leite equilibrado (4,5% de gordura e 3,8% de proteína), sendo mais voltado para a confecção de queijos.
“Um animal adulto produz uma média de quatro litros de leite por dia”, diz Fagundes. “Mas nós aqui não trabalhamos com produção de leite, só com a comercialização dos caprinos por enquanto. Pretendemos no futuro expandir e passar a produzir leite e queijo”, diz o criador.
Biblioteca come uma ração balanceada com 18% de proteína, além de feno de alfafa, disponível o dia todo.
“Ela e os outros caprinos vivem em sistema de semi-confinamento (soltos de dia e presos à noite). Mas um mês e meio antes de ir para a Expointer, fica 100% confinada, como os demais que vão para a feira também”, esclarece Fagundes.
Conforme ele, os animais não ficam aglomerados, têm espaço suficiente para se locomoverem.
De acordo com o médico veterinário e presidente da Associação dos Caprinocultores do Rio Grande do Sul (Caprisul), Jônatas Breunig, a raça Murciana foi criada em 1975, e os exemplares são de cor mogno ou preta.
“É a raça de cabra leiteira mais importante da Espanha, com mais de 500 mil fêmeas”, destaca o veterinário Breunig.