Saúde

“Mudanças alimentares precisam de tempo para entrar na nossa rotina”, indica nutricionista

Especialista deu dicas sobre nutrição adulta e infantil

Nutricionista Ana Paula Abreu deu dicas sobre nutrição adulta e infantil no Sipat do Correio do Povo
Nutricionista Ana Paula Abreu deu dicas sobre nutrição adulta e infantil no Sipat do Correio do Povo Foto : Mauro Schaefer

Em palestra durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Correio do Povo, a nutricionista Ana Paula Abreu destacou a importância do equilíbrio na alimentação na hora de mudar os hábitos. Segundo a especialista, o segredo está na constância e não em mudanças bruscas.

“Esses cortes repentinos não são ideiais para quem, de fato, quer mudar e ganhar em qualidade de vida. Se eu gosto de um docinho, um chocolate ou algo nem tão saúdavel, não há necessidade de parar de consumir ou cortar de forma brusca, mas ir reduzindo aos poucos, até conseguir atingir um ponto de equilibrio com o restante da alimentação”, detalha a nutricionista.

As alterações graduais auxiliam aquele novo aspecto da alimentação a se tornar um hábito, seja acrescentando ou retirando algo do rotina alimentar. “Essas mundanças bruscas até podem dar resultado e parecerem boas no início, mas são dificeís de sustentar no longa prazo”, apontou.

Outro aspecto destacado na palestra foi o risco trazido por dietas restritivas. “Nós precisamos de todos grupos alimentares e não apenas de um específico. Cada um deles tem uma importância dentro do nosso bem estar, então não podemos comer somente carboidrato, somente proteína. Mesmo quem faz musculação, que precisa de bastante proteína para fazer os exercícios, não vai ter somente isso na dieta”.

Segundo Ana Paula, é importante orientar sobre nutrição desde a infância e compreender que os hábitos alimentares também podem ser espelhados pelas crianças. “As crianças observam demais, desde cedo. Se elas não observam a família, seja pais ou irmãos, tendo hábitos saudáveis, comendo frutas, legumes, vai ser difícil da crianças querer consumir esse tipo de alimento”, comentou a especialista.

No trabalho, na escola ou em casa, a nutricionista destaca a importância de ter consciência do que está sendo consumido, em especial ao lidar com alimentos ultraprocessados. “Muitas vezes, aquele produto que se coloca como ‘sem açúcar’ de fato não tem o açúcar tradicional, mas tem um outro tipo de aditivo que acaba reagindo da mesma forma no nosso orgaismo”, indagou a nutricionista.

A especialista também reforçou a riqueza da alimentação In Natura e das combinações tradicionais da cozinha brasileira. “Aquele prato sem ultraprocessados e que já faz parte da nossa rotina, com arroz, feijão, carnes, ovos e vegetais tem uma preparação simples, mas já são uma opção muito rica e equilibrada”, completou.

Algumas dicas importantes:

  • Fazer quatro refeições ao dia
  • Evitar extremos “ou tudo ou nada
  • Ter fácil acesso a frutas e vegetais (deixar cortado em potes na geladeira)
  • Montar um prato simples: arroz, feijão, salada, carne/ovos
  • Planejamento básico, não precisa ser perfeito e seguir toda a dieta em todos os dias