Referência regional, o Pronto Socorro da Santa Casa, de Rio Grande, no Sul do Estado, segue superlotado. Conforme a direção do hospital, nesta sexta-feira o índice chegou a 185%. "A orientação é que a população procure o local apenas em casos de urgência", apelou, por meio de comunicado, a instituição.
Os 50 leitos de urgência e emergência estão ocupados. Além disso, há pessoas em poltronas e macas no corredor. O serviço deve ser procurado especialmente quando houver risco de morte ou necessidade de atendimento imediato, como suspeitas de infarto e AVC, insuficiência respiratória, politraumatismos, hemorragias e surtos.
Os atendimentos no local seguem um protocolo por gravidade, que define a prioridade conforme o quadro clínico, e não pela ordem de chegada. Nas situações de menor complexidade, a orientação é que a população procure as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), permitindo que os pacientes em estado grave recebam assistência no menor tempo possível.
- Homem é morto a tiros em via pública no Sul do Estado
- Ventos fortes na cidade de Rio Grande causaram queda de postes e danificaram a fiação elétrica
- Furg projeta elevação nos níveis da Lagoa dos Patos