A vacinação contra a gripe, realizada durante o feriado de Corpus Christi, registrou movimento tranquilo, mas com boa procura em unidades de saúde de Porto Alegre na manhã de quinta-feira. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou atendimento em cinco locais, das 10h às 19h, com oferta da vacina para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
Na unidade Moab Caldas, uma das abertas no feriado, mais de 90% da demanda registrada nas durante a manhã foi voltada à vacinação. Em pouco mais de uma hora, cerca de 75 pessoas foram atendidas. O local operava com três salas de vacinação, além de equipe dedicada ao atendimento de pacientes com sintomas respiratórios.
Entre os que buscaram a imunização estava o motorista Jean Scheunemann Carvalho, de 48 anos. “Faço todos os anos porque sou do grupo de risco. Assim que abriu para todos os públicos, fiz questão de vir”, afirmou.
De acordo com a diretora de Atenção Primária da SMS, Vânia Frantz, a abertura das unidades durante o feriado integra a estratégia da chamada “Operação Inverno”, que busca ampliar o acesso à vacinação e reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência. “A vacinação é uma das medidas mais efetivas para reduzir o agravamento das doenças respiratórias, especialmente a influenza. Manter as unidades abertas permite que mais pessoas tenham acesso à imunização”, destacou.
- Vacina contra a gripe está disponível em cinco unidades de saúde de Porto Alegre durante o feriado
- Nova vacina pneumocócica 20 começa a ser disponibilizada no SUS para crianças
- Pausas para hidratação na Copa do Mundo abrem novas janelas publicitárias
Segundo ela, a cobertura vacinal dos grupos prioritários ainda está abaixo da meta. “Não passamos muito de 50%, quando o ideal seria 90%. Por isso, reforçamos o convite para que toda a família procure as unidades”, afirmou.
A estratégia da Operação Inverno prevê atendimento ampliado por cerca de três meses, com foco em casos de sintomas respiratórios e incentivo à vacinação. Além das unidades de saúde, a Capital também conta com tendas de atendimento em pontos da cidade, voltadas a consultas e imunização.
As unidades abertas durante o feriado são Moab Caldas, José Mauro Ceratti Lopes, Assis Brasil, Bom Jesus e São Carlos. Não é necessário estar vinculado ao local para receber a dose, basta apresentar documento com foto.
Conforme Vânia, no sábado diversas unidades da Capital estarão abertas para disponibilizar o acesso à vacinação, enquanto as mesmas cinco unidades em funcionamento no feriado também voltarão a abrir.
- Vacina contra a gripe está disponível em cinco unidades de saúde de Porto Alegre durante o feriado
- Nova vacina pneumocócica 20 começa a ser disponibilizada no SUS para crianças
- Pausas para hidratação na Copa do Mundo abrem novas janelas publicitárias