Direto ao Ponto

O amor pelo Mercado Público gerou a força necessária para recomeçar

Agora são 53 bancas e restaurantes em atendimento ao público, das 8h às 19h

Família está há quatro gerações no Mercado Público
Família está há quatro gerações no Mercado Público Foto : Ricardo Giusti

Mais 39 estabelecimentos comerciais do Mercado Público de Porto Alegre retornaram as atividades na manhã desta terça-feira. Agora são 53 bancas e restaurantes em atendimento ao público, das 8h às 19h. Com acesso pelos quatros portões principais, da avenida Borges de Medeiros, do Largo Glênio Peres, da avenida Júlio de Castilhos e do Terminal Parobé, os frequentadores já podem sentir um pouco melhor essa retomada nas atividades depois da enchente que atingiu o prédio histórico.

Carolina Kader pertence à quarta geração de sua família que tem banca no Mercado Público. Ela ressaltou que a motivação para a recuperação do mercado era, em grande parte, a própria reabertura do espaço. "O que dá força para limpar o mercado é reabrir o próprio mercado", afirmou. A energia e a troca que o mercado proporciona à comunidade foram fundamentais para a determinação de reabrir as portas.

A enchente deixou marcas profundas não apenas no mercado, mas também na memória de quem cresceu ali. “No dia que a gente entrou aqui, ver a água numa altura maior que a minha foi impactante. No lugar em que eu aprendi a caminhar. A minha mãe botava aqueles tatames atrás do caixa para eu ficar brincando”, lembrou.

Carolina afirma que a ideia de abandonar o mercado nunca foi considerada. "Se a loja fosse em qualquer lugar da cidade, a gente entregava a chave e ia embora. Mas no Mercado, a gente não cogita fazer isso", enfatizou.

Mercado Público de Porto Alegre reabre | Foto: Ricardo Giusti

Patrícia Pruss voltou a comprar no Mercado Público. Foi à procura de carnes e expressou alívio e surpresa com o que considerou uma “rápida recuperação após todos os prejuízos”. "Não esperava tanto, foi horrível ver o Mercado desse jeito", disse.

Euller Lara, que trabalha no mercado há cerca de seis anos, estava empolgado com a volta à rotina. “É uma sensação boa. Voltar a atender o público e fazer o que a gente gosta", afirmou. Ele também mencionou que, apesar dos desafios, como o descarte de muitos produtos perecíveis, a expectativa é positiva para retomar as atividades com força total. O atendente considera a reabertura uma oportunidade de renovação e crescimento.

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