Do Leitor

A volta das chuvas e inclusão digital

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

A volta das chuvas

Pelas previsões dos meteorologistas, que esperamos sejam como os prognósticos que vêm sendo divulgados ao longo da semana, teremos chuvas, mas não com a intensidade das precipitações que tememos. Até espero que eles errem, que parem de acertar, e que venha somente um tempo nublado seguido de um frio de inverno, mas não com temperaturas negativas, pois ainda temos flagelados e desabrigados. No entanto, há algo que devemos nos preocupar, os entulhos, acúmulos de lixo e móveis nas calçadas resultantes das limpezas feitas nas casas e prédios atingidos nas enchentes de maio, principalmente no bairro Sarandi e região do 4º Distrito e três estações de bombeamento que ainda estão inoperantes (CP, 13/6). Há montanhas de entulhos com mais de dois metros de altura. O prefeito promete um plano de contingência.
Renato B. de Sousa, Porto Alegre, via e-mail

Inclusão digital

Em boa hora o governo federal está anunciando, como revela o editorial "Inclusão digital na Educação Básica" (CP, 13/6), uma proposta de investir milhões de reais na criação de mil laboratórios maker, ou seja, espaços montados nas escolas, compartilhados e voltados para que os alunos transformem a teoria em prática como robôs, aplicativos entre outros. O projeto está inserido no Programa Mais Ciência na Escola, iniciativa que deve ser saudada, pois tem o objetivo de criar uma rede conectada de unidades que darão suporte para que os alunos desenvolvam suas pesquisas. Em um mercado internacional competitivo e num mercado interno exigente, precisamos com urgência de pesquisadores brasileiros que possam competir em todo o planeta, em igualdade de condições.
Betina T. de Souza, Porto Alegre, via e-mail