Do Leitor

Antecipar para proteger, alerta nas térmicas e acúmulo de resíduos

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Antecipar para proteger

O editorial “Alerta sobre fragilidade global” (CP, 17/7) nos ensina que a frequência de lapsos temporais cada vez menores na repetição dos problemas climáticos graves como os que ocorreram no RS faz com que haja cada vez mais estudos para diminuir essas ocorrências tão nefastas e danosas. Este é o momento de se antecipar aos acontecimentos para que haja proteção contra os novos desafios. A degradação devido à velocidade das mudanças é enorme, sendo causada, por exemplo, pelo degelo do permafrost, uma camada permanentemente congelada no ártico e que abrange em torno de 25% das terras do Hemisfério Norte. O degelo desta camada, que possui restos de seres vivos e de plantas, pode emitir grandes quantidades de metano e dióxido de carbono, alguns dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Essas descobertas devem ser levadas em conta nos países poluidores como pelas nações vítimas do aquecimento global. Tal pauta deve ser fortemente considerada por todos os governantes deste planeta.
Mário de Souza P. Lima, Porto Alegre, via e-mail

Alerta nas térmicas

Tem razão o leitor Rubens G. de Souza na carta “Prontidão nas térmicas” (CP, 18/7) sobre a preocupação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ao enviar carta a 35 empresas do país que mantêm usinas térmicas com a finalidade de todas se manterem em prontidão para garantir o atendimento de energia elétrica em caso de necessidade (CP, 17/7). As mudanças climáticas e as ondas de calor que ocorreram no primeiro trimestre deste ano certamente motivaram o pedido. Em março, a demanda de energia no país ultrapassou marca recorde devido ao excesso de calor.
Rubens G. de Souza, Porto Alegre, via e-mail

Acúmulo de resíduos

"Moradores do Porto Seco reclamam de infestação de ratos por causa do acúmulo de resíduos no bota-espera." Sem contar com o perigo iminente de incêndios devido aos gases contidos no local. Brincam com a vida da população o tempo todo.
Suyan Pedroso, Guaíba, via Instagram