Avanço da dengue, aquecimento global e patinetes elétricos

Avanço da dengue, aquecimento global e patinetes elétricos

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

Avanço da dengue

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmeas, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. Desde janeiro, os números, disponíveis no Ministério da Saúde, o Brasil contabilizou 323,9 mil casos prováveis de dengue e 79 mortes pela doença. Entre as cinco cidades mais atingidas, três estão no Centro-Oeste: Goiânia (25,1 mil casos), Brasília (19,2 mil) e Aparecida de Goiânia (4,6 mil). Completam a lista Palmas (7,5 mil), no Tocantins, e Votuporanga (4,7 mil), em São Paulo. É importante ficarmos atentos aos sintomas da dengue, como febre, cansaço, vermelhidão em partes do corpo, coceira e dores na cabeça, nos músculos, nas articulações ou atrás dos olhos.
Danilo Guedes Romeu, Porto Alegre, via e-mail

Aquecimento global

“Aumento de casos de dengue no Rio Grande do Sul pode ter relação com fenômenos climáticos.” Na medida em que a proliferação do mosquito ocorre em áreas com maior temperatura e umidade, torna-se inevitável a ampliação dessa área em um contexto de aquecimento global.
Jackson Bitencourt, Brasília (DF), via Instagram

Patinetes elétricos

Desde outubro de 2023 retornaram ao trânsito os patinetes elétricos e a polêmica sobre a segurança e sobre o manejo desta condução. Acredito que se possa chegar a um consenso sobre os equipamentos de segurança e onde trafegar com esses veículos para que tornemos o meio ambiente mais protegido.
Andrea S. de Taranto, Porto Alegre, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895