Brasil não é para amadores
Decididamente, o Brasil não é para amadores, e a nossa Justiça tem que mudar os parâmetros de dosimetria das penas para crimes de colarinho-branco. Do jeito que estão desviando do povo e do Tesouro Nacional, vão acabar com as reservas cambiais. É muita falcatrua. Toda semana aparecem noticiários de que desviaram bilhões do INSS, da Petrobras, dos fundos de pensão, emendas parlamentares ou secretas difíceis de rastrear de tão secretas. E ainda faltam postos de saúde, escolas, segurança, creches, casas populares, estradas para melhorar a logística e reduzir custos da produção agrícola, além de assoreamento de rios para aumentar a navegação fluvial e lacustre por falta de verbas, pois recursos são desviados e roubados pelas quadrilhas de colarinho-branco Brasil afora. Dessa maneira, não vai haver nunca dinheiro para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e educação técnica para ajudar no desenvolvimento industrial.
Ramiro Nunes de Almeida Filho, Porto Alegre, via e-mail
‘Golpe dos aposentados’
As vítimas do “golpe dos aposentados do INSS” serão ressarcidas e só não o serão aqueles que autorizaram o desconto. Sabiam eles, por acaso, que estavam sendo vítimas de uma fraude odiosa e, por isso, autorizaram? Acho que todos devem ser ressarcidos. Golpe autorizado? É brincadeira!
Décio Antônio Damin, Porto Alegre, via e-mail
Jornada 6 x 1
Querer reduzir a jornada de trabalho de seis dias trabalhados e um de descanso é “um tiro no pé” (CP, 2/5). Ora, já pensaram o que vai ter de desemprego, com indústrias e o comércio em geral falindo por não terem como pagar suas contas, não conseguindo vender suas produções e ter de arcar com despesas extras com seus empregados?
Heraldo Quesada, Porto Alegre, via e-mail
Medidas heterodoxas
A Associação dos Juízes Federais do Brasil, do DF, manifestou preocupação com a ofensiva dos EUA contra o STF, destacando o papel fundamental deste na defesa da democracia. Silenciou, no entanto, a respeito das diversas medidas heterodoxas adotadas pela Corte nos últimos anos e que têm decepcionado aqueles que desejam viver num país mais honrado.
Luiz Serpa, Novo Hamburgo, via e-mail
Inconformidade
Não consigo entender a concessão de uma fruteira na rua Andrade Neves, junto à Loja Severo Roth, quase esquina com Acelino de Carvalho. Foram retirados todos os vendedores de frutas ambulantes da avenida Borges de Medeiros, louvável ação. Dá vergonha observar esta fruteira, com lonas e caixotes, um verdadeiro absurdo, desqualificando a revitalização do Centro Histórico. Já me manifestei várias vezes e até contatei um vereador, mas nada foi feito. Apelo ao digníssimo prefeito que dê uma olhada na rua Andrade Neves. O calçamento também está péssimo.
Giselda S. Fontoura, Porto Alegre, via e-mail