Calor extremo, Projeto do ICMS, Transporte público, Concurso e Relações

Calor extremo, Projeto do ICMS, Transporte público, Concurso e Relações

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Correio do Povo

publicidade

Calor extremo

“Calor extremo transforma lago artificial em piscina e cria corrida pela sombra em Porto Alegre.” Que beleza!Por mais fontes, lagos e espelhos d'água nos espaços públicos! E um Guaíba balneável, mais que tudo.
Corina Amon - Porto Alegre, via e-mail

Projeto do ICMS

O governador Eduardo Leite anunciou, na noite de segunda-feira, a retirada do projeto que previa o aumento da alíquota geral do ICMS de 17% para 19,5%, em 2024. O projeto seria votado na Assembleia Legislativa na terça-feira, dia 18. O governador fez de tudo para aprovar a matéria, mas, analisando todos os detalhes, viu que não teria votos suficientes e acabou por retirar a matéria de pauta. Antes tarde do que nunca. A maioria dos deputados da base não concordava com o aumento da alíquota geral do ICMS. O projeto indo à votação, certamente, o governador enfrentaria uma das primeiras grandes derrotas na Assembleia e, com isso, achou melhor retirar a matéria do parlamento gaúcho. Nem tudo se ganha e nem sempre tudo será como alguém deseja ou almeja. E uma coisa que pesou muito foi que, na época da campanha eleitoral, o atual governador declarou que não tinha a intenção de aumentar impostos e, de uma hora para outra, ele mudou de ideia. Todos se uniram contra a opinião do governador. Dialogar é fundamental.
Guido Ávila - São Gabriel, via e-mail

Transporte público

Hoje os governos municipais são os maiores provedores dos transportes coletivos e, mesmo sem a contrapartida de um bom serviço, quem sustenta essa desorganização é o cidadão. Se privados e permanecerem sangrando os cofres públicos, conclui-se que nenhum dos lados se preocupa com o usuário. Situação confortável para mais algumas décadas de transporte sucateado. A degradação operacional da Carris é um exemplo, mostra o que será o "atendimento" daqui em diante. Está na hora de acabar com essa vergonha, pois só quem sofre o prejuízo é o cidadão contribuinte e só ele pode mudar estes gestores irresponsáveis.
Marcelino Pogozelski (Diretor da UGT-RS) – Porto Alegre, via e-mail

Concurso

“Concurso público nacional unificado terá prova dia 5 de maio.” Ótimo, já temos datas definidas, agora é só aguardar para ver como vai funcionar.
Karini Schiavon - Canguçu, via Instagram

Relações

“RS procura estreitar relações com a China.” Ao invés de buscar outros países e diversificar os mercados, se fecha em apenas um.
Fabio de Lima - Canoas, via Instagram


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895