Centro Histórico x veículos
A possível liberação da circulação de veículos na Rua dos Andradas, antiga Rua da Praia, no Centro Histórico, está provocando debates na população e entre entidades. Na semana passada, o secretário de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer, disse que a questão está sendo tratada em um contexto dentro do projeto Centro+, de revitalização da área central. Há décadas as administrações da Capital têm se preocupado em dar mais espaço para a população. Recentemente foram realizadas obras de revitalização na própria Rua da Praia e no seu entorno, no chamado Quadrilátero Central, justamente voltadas para um número maior de pessoas e menos carros na área. E agora querem o contrário? Diminuir cada vez mais o espaço para as pessoas caminharem? Não entendi.
André da Silveira, Porto Alegre, via e-mail
Erros e acertos
Impressionante a repetição de fatos envolvendo o ex-governo federal. Ocorreram erros que foram motivo de condenações. Isso já bastaria para encerrar o repertório. Chega de ranços contra o passado. Devemos pensar no futuro do Brasil como um bloco promissor.
Ramiro Nunes de Almeida Filho, Porto Alegre, via e-mail
‘Campereadas’
Aguardo ansiosamente a edição do final de semana para ler a coluna do Paulo Mendes e ver o que ele nos reservou. Não foi diferente quando abordou "Erico Verissimo, o trem, o tempo e o vento" (CP, Rural, 14/12). Visitei há pouco as estações de trem de Restinga Seca e a desativada em ruínas de Santo Amaro. Aliás, lembrei que ali assisti, em 1972, às filmagens de “Um Certo Capitão Rodrigo”, com Tarcisio Meira e grande elenco, baseado na obra de Erico Verissimo. Obrigado por tuas preciosas reflexões.
Pedro Luís Vargas Viegas, Porto Alegre, via e-mail