Dia do Médico
Os latinos definiam o médico como vir propus, sanando peritus que, traduzido, soa como “homem probo perito em curar.” Probo, no dicionário Aurélio, significa "de caráter íntegro, justo, reto, honrado." Parabéns a todos os médicos e médicas pelo dia de hoje, que, com probidade e competência, nas grandes cidades e nos mais remotos rincões, dedicam suas vidas à elevada missão de cuidar da saúde de nossa gente.
Sebastião Cruz, Passo Fundo, via e-mail
Nobel da Paz
Mais uma vez o Comitê Organizacional da Paz acerta em cheio ao escolher a ativista Maria Corina Machado, que tanto tem lutado em favor da democracia na Venezuela, cuja eleição foi vencida por Edmundo Gonzalez, indicado por ela, e não reconhecida pelo ditador Nicolás Maduro, sendo obrigado a exilar-se na Espanha, para poder retornar à Venezuela. Na época, foi proposto pelo ditador que ela também se exilasse na Espanha, mas Maria Corina o enfrentou, mesmo correndo risco de vida, e continua sua luta pela democracia e pelos milhões de venezuelanos que foram obrigados a deixar seus lares.
José Pedro Naisser, Curitiba (PR), via e-mail
Incômodo de madrugada
Às 3h30min do dia 12, ouvi fortes batidas em ferro na avenida Protásio Alves, em frente ao n° 5002. Eram funcionários de uma operadora tentando tirar a tampa do bueiro onde há cabos de telefonia. Eles pararam quando disse que chamaria a BM.
Heraldo Quesada, Porto Alegre, via e-mail
Sabedoria
Segundo um filósofo, nenhum jovem deve demorar a filosofar e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais, nem tarde, para a saúde da alma. Devemos meditar sobre tudo que possa proporcionar felicidade.
Nety Maria Heleres Carrion, Porto Alegre, via e-mail