Do Leitor

Guerra de versões, feminicídio e apagões de energia

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Guerra de versões

O que está ocorrendo realmente na Venezuela? Parece uma guerra de versões que acontece aos poucos, em ataques do tipo gota a gota. É a manobra de um gigante que já causou a morte de mais de supostos 40 narcotraficantes em bombardeios em lanchas que transportariam a droga. E agora os EUA estão ameaçando também a Colômbia (CP, 25/10). Há versões de que são estudados ataques em terra na Venezuela e o possível envio à região do Caribe do porta-aviões Gerald Ford, capaz de transportar 75 aeronaves e destroyers com mais de 5 mil homens a bordo. Será que não há outras alternativas para resolver esse impasse, logo aqui na América do Sul?
Armando G. Souza, Porto Alegre, via e-mail

Feminicídio

O feminicídio é um crime sui generis dado o turbilhão psicológico dominado pela paixão, pelo abandono, pelo desprezo, pelo ciúme, pela traição! É de difícil prevenção. A notificação (Boletim de Ocorrência) é, às vezes, um acelerador. Um afastamento que impeça efetivamente o contato é fundamental. O aumento atual talvez se deva ao “empoderamento da mulher” que, corretamente, ciente de seus direitos, toma iniciativas que antes não tomaria. Educar desde cedo é importante, mas não resolverá a paixão irracional que não é um problema de educação. Aumentar as penas também não resolve, pois nessa situação tal não é considerado pelo tresloucado autor.
Décio Antônio Damin, Porto Alegre, via e-mail

Apagões de energia

Concordo com Ramiro de Almeida Filho (CP, 27/10) quando considera inimaginável que o Brasil, com imenso potencial eólico, tenha apagões de energia. O verão, segundo a meteorologia será muito seco. O que estão fazendo para evitar?
Roberto T. da Silveira, Porto Alegre, via e-mail