Do Leitor

Ideologias atrapalham, ‘Leiloeiros’ e CNH x CFCs

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Ideologias atrapalham

Um dos graves entraves para o desenvolvimento brasileiro é o sistema político vigente, com excesso de partidos que mais parecem um saco de gatos, brigando e discordando de quaisquer projetos que são colocados como modernizantes e destravantes da inércia que assola o país há mais de 35 anos. Por isso nada se vota em projetos que poderiam destravar e colocar o Brasil no lugar que merece, por suas riquezas e povo trabalhador – minoria que sustenta a máquina enferrujada e na zona de conforto.
Ramiro Nunes de Almeida Filho, Porto Alegre, via e-mail

‘Leiloeiros’

Cada vez mais os governos Leite e Melo recorrem à terceirização de atividades públicas que, por natureza, dever constitucional e características, são a razão de existir dos executivos, sobre os quais recai a responsabilidade direta e objetiva de atividades-fins na saúde, educação, energia, saneamento e patrimônio público etc. Repassam-nas para terceirizados por meio de privatizações e concessões. Tornaram-se os “leiloeiros” das coisas públicas. Se certo, reivindicam os louros. Se não der, transferem a culpa. Poderiam perfeitamente ser substituídos por robôs de IA direcionados para gestão pública, com mais eficiência e economia.
José Carlos Morsch, Porto Alegre, via e-mail

CNH x CFCs

Apesar da alta sinistralidade no trânsito no Brasil, autoridades pretendem diminuir o número de aulas práticas, andando assim na direção oposta a um aprendizado mais consistente e duradouro. Diminuir custos e tornar a CNH mais acessível é um objetivo louvável, mas não deve ser alcançado desta maneira, às custas do aprendizado prático. A CNH social, com o governo arcando com os custos, nos pareceu, esta sim, uma boa ideia.
Décio Antônio Damin, Porto Alegre, via e-mail