Jayme Caetano Braun, ônibus, ‘lições do temporal’ e ‘Carnaval antecipado’

Jayme Caetano Braun, ônibus, ‘lições do temporal’ e ‘Carnaval antecipado’

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

Jayme Caetano Braun

Finalmente vejo uma exaltação da qual sempre senti falta, uma homenagem a Jayme Caetano Braun. Esta foi editada no Caderno de Sábado (CP, 27/1) com comentários de notórios outros gaúchos. Eu nunca havia me afinado com os costumes e cancioneiro gaúchos, até que ouvi alguns compositores, citados no texto, como Noel Guarany, Pedro Ortaça e Cenair Maicá, dentre outros. Posteriormente, tive o privilégio de ouvir Jayme e concluí que suas metáforas têm uma pureza e sensibilidade que o faz único com sua riqueza da língua portuguesa. Com certeza, Jayme Caetano é único e nenhuma “pedra no meio do caminho” ofusca o sentimento que ele nos comunica. É perfeito. Cito também, João da Cunha Vargas (o Jocunga) e José Hilário Retamozo. Tenho uma grata lembrança de um programa da Rádio Guaíba, dirigido pelo saudoso Flávio Alcaraz Gomes, o "Brasil Grande do Sul", em que o Jayme, como participante, fazia suas análises do cotidiano político e social com seus versos de repentes inigualáveis e classe artística. Tenho o prazer de ter apertado a mão do Jayme Caetano Braun.
Eri T. Bellanca, Porto Alegre, via e-mail

Ônibus

Quem precisa da linha Bonsucesso pela manhã não está tendo sucesso. Apesar de a tabela horária indicar determinados horários, eles não estão sendo cumpridos. Fica o alerta para que a prefeitura realize a devida fiscalização.
Landro Oviedo, Porto Alegre, via WhatsApp

‘Lições do temporal’

“Quais as lições do temporal segundo Melo, CEEE Grupo Equatorial e empresas de Internet.” Prevenção, podas nas árvores e respeito com a população que paga seus impostos.
Isolda Valladares, Porto Alegre, via Instagram

‘Carnaval antecipado’

“Multidão aproveita domingo de sol na orla de Porto Alegre para pular carnaval antecipado.” Que maravilha que a capital gaúcha está retornando com os blocos de rua. Eis o melhor carnaval. Dá para ter um bloco em cada bairro.
Cátia Regina Nichele, Porto Alegre, via Instagram


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895