Do Leitor

Loteamento de vagas, área azul e cobrança, água ruim, cano quebrado e freeway

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Loteamento de vagas

Na segunda-feira, dia 3, fui a uma consulta na rua 24 de Outubro, entre as ruas Hilário Ribeiro e Fernando Gomes. Não havia vagas neste trecho para estacionar na área azul, o que me levou a entrar na rua Fernando Gomes. Eram escassas as vagas, mas o que mais me chamou a atenção foram os cones de sinalização em pelo menos três locais públicos com intuito de reservar vagas. Num dos locais, onde há placa permitindo embarque/desembarque, os cones são deslocados ao bel prazer do responsável. Um pouco à frente, onde nada justifica a utilização do cone, há um funcionário responsável, uniformizado e com crachá. Não são flanelinhas. Um deles, a quem eu disse que a prática é ilegal, justificou que fez por estar aguardando a EPTC. Está na hora da EPTC e a Brigada Militar verificarem essa prática de lotear vagas.
José Gabriel Irace, Porto Alegre, via e-mail

Área azul e cobrança

Capão da Canoa cresceu em uma velocidade maior do que a normal, pois a cidade está tomada de prédios com muitos apartamentos e a maioria com um único box de garagem. Acontece que no verão os veranistas estacionam o carro na rua e deixam por dias o carro ali, tornando quase impossível encontrar uma vaga, principalmente nos finais de semana. O comércio perde muito, vemos o faturamento cair a cada ano, e a reclamação de que os clientes não têm como ir ao centro e estacionar. É urgente a implantação de área azul e cobrança, com período máximo de 2 horas de permanência. Esperamos que no próximo ano o sistema de estacionamento esteja implantado.
Silvio Colombo, Porto Alegre, via e-mail

Água ruim

Concordo com as pessoas que reclamaram do gosto e do cheiro da água que nos é fornecida pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na reportagem “Moradores relatam alteração” (CP, 29/1) e digo mais: quando a vazão nas torneiras retorna ao normal, o que é aquela crosta branca que fica sobre a água e que leva mais de hora para ficar límpida? Quando se bebe parece um antiácido que estava no copo há vários dias.
Heraldo Quesada, Porto Alegre, via e-mail

Cano quebrado

Pelo fone 156, em novembro, pedi o conserto de um cano de esgoto pluvial quebrado em minha calçada. Passou o prazo de 10 dias e o serviço não foi feito. Em 6/12/2024, fiz novo chamado e saí da cidade. Em 26 de janeiro, voltei para casa e, para minha surpresa, o buraco continuava aberto, apesar de constar como solicitação atendida em 12 de dezembro de 2024, conforme o protocolo 020490-25-28.
Angela Castanheira, Porto Alegre, via e-mail

Freeway

Para uma estrada em que são cobrados dois pedágios numa distância relativamente pequena e com valores altos, a freeway (Porto Alegre - Osório) apresenta muitos trechos com manutenção deficiente e muitos desníveis.
Jaime Pacheco Alves, Atlântida Sul, via e-mail