Prêmio Jacarandá, alunos pretos e pardos, guerra global e janela climática
Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais
publicidade
Prêmio Jacarandá
Caro Luiz Gonzaga, peço que compartilhes com os jurados do Prêmio Jacarandá meus efusivos cumprimentos pelo acerto na outorga das merecidas distinções aos laureados desta edição 2024. Não só eu, mas vários colegas jornalistas concordamos que o Jacarandá faz justiça a importantes atores da Feira do Livro. Destacamos, sobretudo, Rafael Guimaraens, de genuína cepa porto-alegrense, que tanto pesquisa nossa memória, preserva o passado e narra histórias sobre a Capital com qualidade literária inegável. Além disso, Guimaraens é editor-sócio da Libretos e livreiro com barraca na Feira, assumindo um papel relevante de divulgador da literatura e da cultura. Por derradeiro, Rafael mostrou uma imensa resiliência cívica após ser vitimado pelas cheias de maio, com a inundação do depósito da editora e a necessidade de sair de sua residência no Menino Deus, alcançado pelas águas. Parabéns a ti, à Ana Lécia de Oliveira, Brenda Fernandez, Mauren Xavier e Marcio Gomes.
André Simas Pereira, Porto Alegre, via e-mail
Alunos pretos e pardos
O Censo Escolar 2023 está informando algo que considero importante, que pretos e pardos são maioria entre os estudantes que estão prestes a concluir o Ensino Médio em 22 das 27 unidades federativas do país. Estes são maioria entre os alunos da Bahia, Amazonas, Pará, Maranhão e Sergipe. O trabalho serve como parâmetro para proporcionar subsídios e políticas educacionais do MEC, incluindo repasse de recursos do governo federal. É maravilhoso ver este indicativo que sinaliza mudanças significativas no país.
Bianca S. Napoli, Porto Alegre, via e-mail
Guerra global
A coluna de Jurandir Soares está nos proporcionando o que está ocorrendo na guerra entre Rússia e Ucrânia, em uma crescente e perigosa movimentação de um conflito que está se tornando global e com o uso de mísseis nucleares. Vladimir Putin reserva-se o direito de atacar a Ucrânia com mísseis que também podem levar bombas com grande poder de destruição.
Armando G. Souza, Porto Alegre, via e-mail
Janela climática
O tempo continua sendo importante para fazer a dragagem emergencial do Canal de Itapuã e liberar os dois navios fundeados há mais de 20 dias na região. A draga que irá fazer o trabalho já está em Porto Alegre. A empresa que vai fazer o serviço e liberar definitivamente as duas embarcações está aguardando uma janela climática que seja favorável para a navegação. Ou seja, que haja chuva suficiente e a navegação possa ocorrer durante esta semana.
Mário de Souza P. Lima, Porto Alegre, via e-mail