Preços dos medicamentos, casos de dengue, no futuro, Sepé Tiaraju e predador

Preços dos medicamentos, casos de dengue, no futuro, Sepé Tiaraju e predador

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

Preços dos medicamentos

Quem fiscaliza os preços dos medicamentos no Brasil? Na primeira quinzena de todos os meses levo a receita de 12 medicamentos que sou obrigado a tomar para manter equilibrados a diabetes, a pressão e o hipopar e levei um susto. Os remédios aumentaram 50% em 30 dias. A atendente me disse que os convênios haviam retirado os descontos e a farmácia oferecia 4%. Da forma como estão cobrando muitos aposentados como eu não vão poder mais continuar se tratando. Como vai ficar a saúde da maioria do povo brasileiro? A Justiça é tão zelosa em manter o equilíbrio democrático e a população precisa ficar saudável para trabalhar e pagar impostos. Por que não colocam um freio nessa exploração?
Ramiro Nunes de Almeida Filho, Porto Alegre, via e-mail

Casos de dengue

"É assustador o que temos neste ano", diz Arita Bergmann, secretária estadual da Saúde, sobre casos de dengue no RS. "Muito bem! Assustar? É de assustar mesmo! Mas quais são as ações de prevenção que o Estado fez e faz para minimizar ou aniquilar essa doença? Esperar os números aumentarem? Os óbitos aumentarem para tornar o caso mais polêmico do que já é. Precisamos de ações efetivas. Onde está o Estado?
Sandra Poletto, Porto Alegre, via Instagram

No futuro

Se prestarmos atenção, 99% do verbo dos políticos é futurista. Eles nunca falam no passado. Por exemplo, "nós vamos fazer, o projeto será aprovado, as ruas serão consertadas" e por aí em diante. É raro ver um político dizer que foi feito isto, foi feito aquilo, etc. É o nosso Brasil, o país do futuro.
Roberto André, Porto Alegre, via e-mail

Sepé Tiaraju

O jornalista Sérgio Becker escreveu sobre Sepé Tiaraju e discorreu sobre a batalha de Batovi em 1756, na Redução de São Miguel onde expulsaram 50mil índios Guaranis cristianizados das missões jesuíticas (CP, 6/2). Tais operações foram comandadas pelo português Marquês do Pombal que sempre agiu no sentido de extinguir as missões jesuíticas no Brasil. Cumprimento Sérgio Becker que foi meu colega na escola Marista Nossa Senhora de Assunção na Glória.
José Nestor Klein, Porto Alegre, via e-mail

Predador

O mais completo fóssil do predador Prestosuchus chiniquensis, com 240 milhões de anos, foi encontrado por paleontólogos da Ufrgs em Dona Francisca (CP, 8/2). O RS tem sido um importante berço de dinossauros. A espécie foi descoberta, em Chiniquá, em São Pedro do Sul, em 1928, em fragmentos.
Bianca Napoli, Porto Alegre, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895