Do Leitor

Reeleição e prazo de mandatos, mundo real ou virtual?, impunidade exacerbada e conserto

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Reeleição e prazo de mandatos

O Legislativo e o Executivo, por serem constituídos e remunerados, seus integrantes, pelo povo, têm de agir em consonância com as nossas aspirações. Somos detentores, em decorrência, de poderes acima de quaisquer discussões. O Senado, fato de agora, pretende aprovar o fim do instituto da reeleição para os executivos e ampliar o tempo dos mandatos dos parlamentares. Senadores para 10 anos; deputados e vereadores para cinco. Poderiam reduzir dos senadores para 5. Mas não objeto de discussão neste texto. A população quer essas medidas? Ou não interessa aos parlamentares? Os senhores senadores, ao que se percebe, lamentavelmente a Comissão da Casa já aprovou, pretendem implantar as profundas alterações à revelia de manifestação da população. As medidas, senhores senadores, recomendam consulta via plebiscito. Ainda há tempo da corrigenda, fazendo-a. Propomos humildemente a providência.
Jorge Lisbôa Goelzer, Erechim, via e-mail

Mundo real ou virtual?

Atualmente, vivemos em um mundo no qual a tecnologia avança cada vez mais: estamos vivendo para a inteligência artificial. Já parou para pensar que futuros profissionais de diversas áreas estão usando o Chat GPT para passar na faculdade? Muitos desses abandonam o cérebro porque é muito mais fácil apenas apertar o Ctrl + C e o Ctrl + V. Além disso, as pessoas se esquecem da beleza do mundo real, da intensidade de viver, aproveitar o momento com a família e dar sua opinião sobre certos assuntos. Temos tão pouco tempo para aproveitar e, ainda assim, perdemos as oportunidades. Cada vez mais aparecem jovens e adultos com ansiedade, por não saírem de casa e não terem uma companhia para fazer um exercício físico, por acreditarem que apenas o mundo virtual existe, baseando-se em filmes e séries. Esquecem-se de aproveitar o tempo que têm para aprenderem a viver bem, de procurar novos hobbies para serem felizes... Por isso, devemos refletir e ver o quanto nos afeta toda essa convivência sintética e imaterial. Finalmente, é preciso criar um novo modo de vida, uma rotina que agregue ao nosso futuro, para o bem da nossa saúde física e mental. Ler um livro, fazer um curso, acessar portais nas redes que possuam essa positividade é do que precisamos.
Anna Carolina Lopes Rodrigues (Etesi), São Lourenço do Sul, via e-mail

Impunidade exacerbada

Gostaria de cumprimentar a jornalista Taline Oppitz pela revelação feita em sua coluna sob o título “Desrespeito ao índice é antigo” (CP, 24/5), de que o atual e nenhum dos recentes governadores do RS aplicaram 12% da receita corrente líquida na saúde pública, desrespeitando, assim, a Constituição. Esta é uma das causas, senão a principal, do caos sofrido pela população nos postos de saúde e nos hospitais. Taline acrescenta que anualmente o TCE denuncia a falha, mas ela não é corrigida e nada acontece. Também, o que esperar num país onde se um magistrado vende sentenças, no centro do país, ele é punido com aposentadoria e salário integral?
Sérgio Becker, Porto Alegre, via e-mail

Conserto

Dia 23, completou um ano que moradores da Travessa Afonso Mabilde solicitaram o conserto da rua João de Saldanha, onde surgiu uma cratera devido ao tráfego de caminhões pesados. Até hoje a prefeitura só prometeu, mas não cumpriu.
Mario A.Pizzutti, Porto Alegre, via e-mail