Regimento Interno
Qualquer instituição, seja da área pública ou privada, dispõe de um documento formal denominado de Regimento Interno. Em definição singela, é o conjunto de regras e procedimentos disciplinando o funcionamento. Evidente, dispensável dizê-lo, pode ser alterado, até para atualização e adequação à nova realidade, a qualquer tempo, via aprovação pelos integrantes do órgão. Pois bem. Nota-se, não de agora, mas de tempos imemoriais, que os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, até houve manifestação recente nesse sentido, podem pautar, sem tempo para tanto, ou não pleitos propostos. Caso marcante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), pedidos apresentados, do escândalo do Banco Master. Entendemos que o Senado e a Câmara precisam, com urgência, alterar os seus regimentos internos, fixando a obrigatoriedade, com prazo expresso, dos pedidos que forem oferecidos tenham tramitação regular, com decisão dos colegiados. Inaceitável que apenas uma pessoa, por mais preparada seja, detenha tamanhos poderes.
Jorge Lisbôa Goelzer, Erechim, via e-mail
Indagação
As ruas são nossas. Cadê a sociedade organizada? Vamos continuar vendo nossas conquistas sendo vilipendiadas, esses tapas em nossas caras? Cidadania é estarmos atentos. Especialmente para as eleições, na pesquisa e escolha de nomes que sejam, no mínimo, decentes. Pelas propagandas de tevê já dá para antever uma onda alta de candidatos que, por favor, não. Prestem atenção nas bobagens que dizem, nas propostas absurdas, às suas caras de pau. São indigestos tentando se tornarem conhecidos justamente por suas lamentáveis sandices.
Marli Gonçalves, São Paulo (SP) via e-mail