Segurança digital, preservação, o frio vai ficar?, defensoria e não interferência

Segurança digital, preservação, o frio vai ficar?, defensoria e não interferência

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

Segurança digital

Correto o editorial "O desafio da segurança digital" (CP, 19/4), que nos mostra a importância de se garantir a privacidade e a lisura dos procedimentos no mundo virtual. Não podemos ficar reféns dos casos de violência digital e de abusos nas redes. É preciso que se criem mecanismos para impedir que essas violências ocorram. Confesso que na medida em que mais utilizo dos meios digitais, mais inseguro fico com relação a esses golpes. Sei que cada vez mais precisamos estar preparados e informados, mas sinto-me desprotegido. Como diz o texto, vivemos uma nova realidade destes novos tempos perigosos e muito rápidos para nós, os usuários de computadores, celulares e aplicativos.
Adalberto N. Gaspar, Porto Alegre, via e-mail

Preservação

A ideia de construir um edifício de 45 andares na rua Duque de Caxias (e que continua em discussão) nas proximidades da Praça da Matriz acabará por definitivo com a denominação de Centro Histórico dessa área central da capital gaúcha. Entre 1953 e 1956, foi construído o Palácio da Justiça, no lugar de um casarão nobre. Em 1955 no lugar do Auditório Araújo Viana (que completava o cenário), ergueu-se o Palácio Farroupilha, que ajudou a descaracterizar o local como reserva do passado. Outras construções baixas e antigas foram substituídas. Se tudo estivesse como era originariamente, seria uma atração visitar esta praça. Visitar centros históricos faz parte de roteiros turísticos em muitos países e é uma beleza. Aqui, querem acabar com as nossas lembranças. Visitar só shopping centers, para mim, nunca será uma opção.
Décio Antônio Damin, Porto Alegre, via e-mail

O frio vai ficar?

Gostaria realmente que o frio viesse para ficar, aquele friozinho seco que nos obriga a sair da sombra para nos aquecermos com o sol. A meteorologia está indicando que uma massa de ar seco e frio derrubou a temperatura e o que a capa do jornal nos mostra são belas imagens que só a região sul do país tem e nos proporciona o prazer que dá o nosso clima típico do Rio Grande do Sul. Tomara que o frio continue.
Bianca S. Napoli, Porto Alegre, via e-mail

Defensoria

A Defensoria Pública Federal processa Elon Musk por ofensas à democracia, mas nada fala sobre a prisão de centenas de pessoas pelo crime de opinião. Também nada fala sobre inquérito presidido pelo próprio julgador, numa clara ofensa ao princípio acusatório previsto na Constituição. Quousque tandem abutere tu Defensoria patientia nostra?
Luiz Serpa, Novo Hamburgo, via e-mail

Não interferência

“Ministra argentina recua e diz que o presidente Milei não vai interferir no embate de Elon Musk com o STF.” Repete-se na Argentina o que vivemos aqui, pois sempre tem alguém para se desculpar pelas palavras indevidas.
Rosele Cabral Zucolo, Pato Branco (PR), via Instagram


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895