Telefone celular
A tecnologia, em todas as suas formas, surge para libertar, não para escravizar o ser humano. A sua utilização precisa estar respaldada, sistematicamente, nessa compreensão. Envolve, dispensável realçar, obter o máximo de aproveitamento para a própria evolução. Evidente que, se fizermos alguma pesquisa, colocando restrição, sempre haverá resistências porque é mais simpática a palavra “sim” do que a palavra “não”. Pois bem. O celular está incorporado ao dia a dia de todos nós, sendo inimaginável um momento sem tê-lo, pois oferece múltiplas riquezas de uso. Essa circunstância, todavia, precisa ser oportuna, com utilização quando conveniente, sem gerar prejuízo de qualquer jaez. A lei que veio vedar o uso pelos estudantes da educação básica em seus educandários, exceto para fins pedagógicos, constitui-se, embora melhor não fosse necessária, em avanço. Simplesmente afirmada a prevalência do estudo, para isso em salas de aula, com orientação do professor. Desnecessário destacar que, até em palestras, não raro, observam-se adultos conectados ao “amigo celular”. Para tudo, na realidade, a capacidade do ser humano é imensa, temos a possibilidade de criar o verdadeiro momento. Com efeito, chegaremos ao dia, ao que pensamos, em que normas restritivas serão desnecessárias.
Jorge Lisbôa Goelzer, Erechim, via e-mail
Abre-te, Sésamo!
Parabéns, Gilberto Schwartsmann, orgulho da nossa classe médica e expoente das letras e das artes. O artigo “Abre-te, Sésamo”, do Caderno de Sábado (CP, 25/1/), é um primor de catálogo do que há de melhor na literatura e, com certeza, vai incentivar novos leitores.
Sérgio K. Moussalle, Porto Alegre, via e-mail
Migrações
Os EUA vivem o eterno problema da imigração de povos, especialmente da América Latina. A solução repetidamente adotada é a deportação em massa, o fechamento das fronteiras e, até mesmo, a construção de muros. Ao invés de gastar milhões de dólares em financiamento de guerras no Oriente Médio, deveriam destinar esses recursos em projetos nos países das Américas de modo a reter a onda migratória. Mas este não é o projeto da poderosa indústria da guerra e nem tampouco do poder econômico.
Sebastião Cruz, Passo Fundo, via e-mail
DeepSeek X Nvidia
O mundo inteiro correu para divulgar a notícia a respeito da plataforma de IA DeepSeek como um estrondo nas bolsas americanas e citaram que a Nvidia perdeu 620 bilhões de dólares no valor de mercado. Só não falaram que a chinesa DeepSeek funciona na China com o controle do governo.
José Pedro Naisser, Curitiba (PR), via e-mail