Agro com imersão na sustentabilidade

Agro com imersão na sustentabilidade

Depois de um período de tragédias climáticas no Estado, incluindo inundações e estiagens, as perspectivas de retomada do setor continuam promissoras, com excelentes safras, tanto de soja como de milho.

Correio do Povo

publicidade

A Expodireto Cotrijal, que está sendo realizada em Não-Me-Toque, no interior do Rio Grande do Sul vem atestar a potencialidade do agronegócio, que, no ano passado, foi o motor que impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Depois de um período de tragédias climáticas no Estado, tanto de inundações como de estiagens, as perspectivas de retomada do setor continuam promissoras e o destaque fica por conta da soja, que promete uma safra recorde capaz de gerar divisas em alto montante no comércio internacional. Também o milho promete ser uma boa surpresa, com uma colheita que poderá render mais de 5 milhões de toneladas.

Há alguns desafios que precisam ser bem equacionados no segmento. Um deles é o caso da contenção de recursos hídricos para irrigar as plantações. Para tanto, é necessário que haja um entendimento entre os órgãos técnicos e os produtores para que se instaurem patamares mínimos que destranquem a produção sem que haja qualquer indício de dano ao meio ambiente, algo que se pode considerar como do interesse de todos os envolvidos. Não há nenhuma incompatibilidade em produzir observando-se regras mínimas protetivas dos ecossistemas.

Em sua passagem pelo RS, com participação na abertura da Feira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávero, também se inteirou das demandas das cooperativas, o que é algo salutar. Elas envolvem a obtenção de condições mais favoráveis para pagamento de dívidas contraídas em períodos de safras mais adversas.

Mantendo sua tradição de divulgar os grandes eventos e as grandes causas que interessam à coletividade gaúcha, o Corrio do Povo está atento para acompanhar mais este evento de grandes proporções para levar fatos e novidades aos seus leitores. A união entre a cidade e o campo por meio de boas técnicas, bons manejos e novas tecnologias, com fixação dos jovens em áreas rurais, é uma variável que diferencia a Expodireto, contribuindo para seu crescimento a cada nova edição.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895