Cuidados com o período de Carnaval

Cuidados com o período de Carnaval

Em todos os feriados prolongados as autoridades e a mídia fazem campanhas para aumentar cuidados com os riscos dos deslocamentos, que ficam muito mais intensos. No Carnaval isso deve ser enfatizado.

Correio do Povo

publicidade

Apesar de não ser um feriado oficial, o Carnaval chegou e proporciona mais um feriadão. Com isso, é bom lembrar que, se é a fase perfeita para aproveitar a folia dos blocos de rua e festas, e mesmo sendo uma época de despreocupações, alguns cuidados não devem ser esquecidos. O principal é com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas principalmente se for dirigir, uma vez que o movimento de veículos aumenta consideravelmente nesta época, tanto nas estradas quanto nas praias e nas cidades que têm forte tradição de folia. Campanhas nesse sentido sempre são feitas pelo Detran e pela mídia, mas nunca é demais relembrar. Há que se ter cuidados com os veículos para que não ocasionem acidentes por panes mecânicas.

Outro ponto a ser considerado neste feriadão é com o uso da proteção solar para minimizar os efeitos dos raios solares. Até nos dias nublados ou de chuva, afinal a radiação está sempre lá, a nuvem age apenas como um protetor térmico abaixando as temperaturas. O item é indispensável para proteger dos raios UVA e UVB, que são emitidos independente do clima estar muito quente ou não, tanto nas praias quanto nos açudes e piscinas.

Embora o Carnaval não seja feriado oficial, o certo é que a festa tem muito apelo popular e possui defensores ferrenhos, mesmo entre aqueles que não gostam de participar da folia. A palavra Carnaval tem origem no latim carnem levare, que significava algo como “se afastar da carne”. Isso porque a festa era para marcar a despedida do período de fartura, e o início da fase de jejum, principalmente de carne. Esse período deveria corresponder aos 47 dias anteriores à Páscoa, e é por isso que a data do Carnaval muda sempre a cada ano.

O final de semana quente que dá início ao período de Carnaval promete dias com estradas movimentadas. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, com as recomendações das autoridades para revisões mecânicas nos veículos, bem como calibragem de pneus e, principalmente, não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895