O Brasil tem atualmente um conjunto de idosos, com 60 anos ou mais, em torno de 34 milhões de pessoas, o que representa cerca de 16% do total da população. Trata-se de um número bastante significativo, com um montante que supera as populações do Equador, Portugal e Uruguai somadas. Esses números refletem um crescimento expressivo da população idosa nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, em 2012, esse grupo representava apenas 11,3% da população. Esse avanço etário progressivo de uma significativa parcela populacional traz consigo desafios importantíssimos no tocante a políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde, previdência e assistência social.
Esse segmento é marcado, de um modo geral, por uma vulnerabilidade que demanda a adoção de medidas que os protejam no cotidiano. Não são poucos os casos de violência doméstica, golpes financeiros e dificuldades de acesso para tratamento de enfermidades, notadamente daquelas que são intrínsecas a esse estágio da vida, requerendo exames e diagnósticos adequados, bem como o fornecimento de remédios. Além dessas questões, as autoridades alertam para a necessidade de cuidados na mobilidade desse contingente dentro do lar, para evitar acidentes ou quedas. Afinal, a recuperação em casos assim é muito mais difícil na comparação com pessoas mais jovens. De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 62 mil internações foram registradas nos primeiros quatro meses deste ano no Brasil em face de quedas. As ocorrências menos graves, em que os pacientes não ficaram internados, passaram de 67 mil. Esse levantamento mostra bem a profundidade do problema, que está bem evidenciado em sua gravidade ao ter, inclusive, uma data de alerta, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como se sabe, o bem-estar físico e psicológico é um bem inalienável de qualquer indivíduo. Aqueles que já deram o melhor de si por outros entes queridos, agora merecem receber cuidados e afetos. O direito à vida implica desfrutá-la com qualidade e proteção.