Hora de focar no apoio ao outro

Hora de focar no apoio ao outro

Existem muitas maneiras de colaborar com os outros na época natalina, sendo essa iniciativa porta de entrada para uma colaboração mais duradoura e muito mais efetiva. O voluntariado é jogo de ganha-ganha.

Correio do Povo

publicidade

Estamos no derradeiro mês de 2023 e as pessoas se voltam para os outros com um olhar mais tolerante e com maior empatia, assimilando um espírito natalino que nem sempre está presente em outros períodos do ano. Este período é excelente para que todos reflitam sobre como podem contribuir para minorar as adversidades de outrem e fazer com que aqueles segmentos mais negligenciados e hipossuficientes recebam a atenção que merecem e que tenham sua cidadania e sua dignidade respeitadas. Para isso, uma das formas mais eficientes está relacionada com o trabalho voluntário. Trata-se de uma atividade de ganha-ganha, porque beneficia tanto quem é ajudado sem deixar de gerar imensa satisfação para quem ajuda.

Existem muitas maneiras de colaborar com os outros na época natalina, sendo essa iniciativa uma porta de entrada para uma colaboração mais duradoura e muito mais efetiva. Esse labor pode ser feito de forma variada, como ofertar parte do tempo a instituições sociais que cuidam de crianças, jovens ou idosos, apoiar grupos que realizam ações com pessoas em situação de rua, dar apoio à construção de moradias populares em organizações sociais envolvidas com este tema, contar histórias em hospitais ou ONGs, ministrar aulas para quem não pode pagar pelos estudos, organizar campanhas de doações de arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e/ou livros para instituições beneficentes, ser doador de sangue, entre outras atividades meritórias.

Vivemos num país com imensas disparidades sociais e a superação dos abismos socioeconômicos somente será possível com a ação conjunta da coletividade, com cada um fazendo a sua parte. O Natal pode ser uma ótima oportunidade para que nos disponhamos a participar na elaboração de soluções mais amplas para mitigar as aflições dos mais desfavorecidos. Urge demandar o poder público para que ele cumpra com suas atribuições no tocante aos setores sob vulnerabilidade, mas é importante que se aponte o caminho a seguir.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895