Laranja e roxo, as cores de fevereiro

Laranja e roxo, as cores de fevereiro

Em um contexto geral, todos os meses do ano possuem cores específicas, e alguns deles têm mais de uma. O objetivo é a conscientização da importância de prevenir e tratar as doenças que elas representam.

Correio do Povo

publicidade

Nos últimos anos, diversas ações foram criadas para sensibilizar as pessoas em importantes causas, alertando sobre os riscos de doenças e estimulando a prevenção e o cuidado com a saúde em geral. Para incentivar isso, foi criado o calendário colorido da saúde, que surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades. Não existe um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês. Tudo começou em 1990 nos EUA com o já conhecido Outubro Rosa, mês em que diversas ações são desenvolvidas por instituições privadas, ONGs e entidades diversas e a sociedade como um todo, com apoio governamental, objetivando a conscientização e detecção precoce do câncer de mama.

Com cada mês do ano sendo destinado a um conjunto de ações de saúde, temos consolidado o que vem se convencionando chamar de calendário anual de cores ou também calendário colorido da saúde. As cores deste mês são laranja e roxo e a campanha é dedicada à conscientização e combate de várias doenças. A cor laranja representa o combate à leucemia, que é um dos tipos mais graves de câncer, e a cor roxa representa o combate ao lúpus, fibromialgia e Doença de Alzheimer.

O Fevereiro Roxo foi criado em 2014, na cidade de Uberlândia (MG). Inicialmente promovida por ONGs, prefeituras municipais e governos estaduais, a campanha possui o objetivo de levar informação, conhecimento e conscientização sobre o tema através de palestras e ações públicas.

Criado em conjunto com o Fevereiro Roxo, a campanha Fevereiro Laranja trabalha a conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Esse, infelizmente, ainda é um tipo de câncer com alta taxa de mortalidade no Brasil e que precisa da atenção de todos. São quatro tipos de doenças que afetam a vida de milhares de pessoas todos os anos no planeta. Elas precisam e devem ser controladas através da conscientização e prevenção. E de divulgação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895