Março contra o câncer do intestino

Março contra o câncer do intestino

Conforme o Inca, o câncer colorretal é o segundo tumor mais recorrente em homens e em mulheres e a terceira maior causa de morte por câncer em 2020. Sua incidência é bastante alta, apresentando um a cada 10 tumores detectados.

Correio do Povo

publicidade

Dentro do cronograma dos meses dedicados ao alerta sobre a gravidade de várias doenças que acometem a população, março tem a sua contribuição a ser destacada em relação ao combate ao câncer do intestino, também chamado de câncer colorretal. Na campanha, o mês é d enominado de Março Azul Escuro e cumpre o relevante papel de chamar a atenção das pessoas acerca da prevenção necessária sobre essa enfermidade, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apresenta uma projeção de 21,10 casos por 100 mil habitantes. Sua origem basicamente pode ser atribuída a disfunções no intestino grosso, já que os tumores do intestino delgado ou do intestino fino não são registrados com frequência.

De acordo com o Inca, o câncer colorretal é o segundo tumor mais recorrente, tanto em homens como em mulheres, e a terceira maior causa de morte por câncer no país no ano de 2020. Sua incidência é bastante alta, apresentando um a cada 10 tumores detectados. A possibilidade de um indivíduo ser acometido por esse mal durante sua vida gira em torno de 5%. Aproximadamente dois terços dos tumores de intestino grosso surgem no cólon, ao passo que um terço tem sua origem no reto. São atingidos de forma semelhante tanto homens quanto mulheres, geralmente depois dos 65 anos de idade, com mais de 90% dos casos ocorrendo em pessoas com mais de 50 anos. Contudo, o câncer de intestino em jovens e em pacientes com menos de 50 anos dobrou entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000.

Na esteira de outros tipos de câncer, o do colorretal pode ser perfeitamente curável se diagnosticado a tempo. E a boa notícia é que o Sistema Único de Saúde está acessível para que todos possam fazer os procedimentos preventivos, bem como para realizar o tratamento devido. Cabe a cada um ser cuidadoso e diligente com sua saúde para não ser surpreendido com uma notícia ruim sobre si mesmo e sua expectativa de vida. O Março Azul tem esse importante recado que não pode ser negligenciado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895