Começa hoje, na Capital, um dos eventos mais amados e mais esperados pelos gaúchos. Trata-se da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma verdadeira festa da literatura que aproxima escritores, leitores, ativistas da cultura, colocando em evidência o mundo dos livros e das grandes descobertas que eles proporcionam. No período que vai até 16 de novembro, estão previstas dezenas de atividades que irão movimentar os mais diversos públicos, propiciando atividades de música, teatro, oficinas com especialistas, debates, autógrafos, roda de poesia, bem como homenagens a autores consagrados como Erico Verissimo e Luis Fernando Verissimo. Haverá, além da programação para o público adulto, também atividades para os segmentos infantil e infantojuvenil.
O Correio do Povo, como não poderia ser diferente, principalmente quando completa 130 anos de atividade jornalística, de novo envida seu apoio a mais uma feira. Tradicionalmente, suas páginas sempre estiveram a serviço da cultura e de sua divulgação, visando à elevação de mentes e a aprendizados coletivos, porque ler traz mais conhecimento e preparação para enfrentar as adversidades do cotidiano. O jornal já teve vários de seus jornalistas ocupando um lugar de destaque nessa verdadeira “cidade dos livros”, a exemplo dos patronos Walter Galvani e Mario Quintana, e anualmente realiza uma oficina de jornalismo durante o evento. A cerimônia de abertura ocorre hoje às 17h, no Teatro Carlos Urbim, com a presença de patronos, organizadores, patrocinadores, autoridades, imprensa e público em geral. Já está confirmada a participação de mais de 300 autores, mesclando nomes consagrados e novos talentos. Um dos pontos altos da Feira é uma homenagem a Dyonelio Machado, escritor, médico e ex-deputado constituinte no RS, autor de “Os ratos”, obra clássica da literatura brasileira.
Com acesso gratuito e funcionamento das 10h às 20h, a maior feira do livro a céu aberto da América Latina já está, com suas costumeiras barracas, na expectativa de receber seus frequentadores. O livro, em seus diversos formatos e plataformas, é o grande protagonista deste encontro singular que encanta os amantes das artes e da leitura.