Editorial

O RS de luto por seus esportistas

O Estado foi tomado por uma profunda consternação pelo ocorrido com jovens de uma equipe de remo que perderam a vida depois de representar sua terra natal numa competição em São Paulo, onde foram vitoriosos.

O Rio Grande do Sul iniciou a semana em clima de consternação por conta do acidente ocorrido no Paraná no qual pereceram os integrantes de uma van que vinham de São Paulo após uma competição de remo em que tiveram uma participação vitoriosa, levando além-fronteiras o nome de sua cidade, Pelotas, e do nosso estado. A tragédia ocorreu na BR-376, no km 665, no sentido Paraná-Santa Catarina. A prefeita Paula Mascarenhas decretou luto oficial por sete dias no município. Morreram sete jovens da equipe, mais o coordenador e o condutor.

O evento trágico ocorreu quando uma carreta com contêiner ficou sem freios e atingiu a traseira da van, que foi impulsionada, atingindo um carro. Na sequência, o caminhão tombou sobre ela. Dos 10 viajantes, somente um sobreviveu e foi atendido num hospital de Joinville, sem Santa Catarina. A previsão é que haja um velório coletivo para que a comunidade pelotense possa se despedir de seus jovens.

Diante desse acontecimento que provoca profunda dor na coletividade gaúcha, em que jovens com toda uma vida pela frente têm seus sonhos interrompidos de maneira tão absurda, fica a solidariedade com todos os que, de uma forma ou de outra, estão inseridos nesse contexto de dor e de tristeza. Perdem a entidade que eles representavam, suas escolas, seus colegas de turma, perdem todos os que estejam ligados a essas existências que tinham muito a contribuir com seu entorno, com seu esporte, com a sociedade, com seu estado e com o país. Por certo, suas ausências serão sentidas de maneira intensa, restando apenas as lembranças dos bons momentos de convívio para aplacar o vazio deixado pelos que partiram tão abruptamente.

Espera-se que a família e os amigos dos que partiram cumprindo a missão de viver de forma plena, tendo o esporte como um mote de vida, possam encontrar algum tipo de conforto em meio a essas lacunas deixadas por seus entes queridos. Fica a saudade de um futuro que deixará de acontecer.