TJRS, referência em comunicação

TJRS, referência em comunicação

Os perfis oficiais do TJRS nas principais redes sociais já se aproximam de 350 mil seguidores e as ações de comunicação digital têm recebido reconhecimento em várias premiações no Estado e no país.

Correio do Povo

publicidade

O direito de acesso à informação é essencial no combate à corrupção, na participação democrática, no fortalecimento da confiança nos governos e nas instituições e também na precisão das informações que são de interesse público. A aplicação da transparência contribui em muito para a participação da sociedade, aproximando representantes e representações. A transparência institucional e a educação da população são fatores importantes para aproximar a população dos Tribunais de Justiça. No trabalho de repassar informações, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul transformou-se em uma referência nacional em comunicação digital. O Judiciário gaúcho conquistou a primeira colocação entre os Tribunais de Justiça do país em visualizações de seus conteúdos digitais.

A ferramenta de inteligência em comunicação, Social Media Gov (socialmediagov.com.br), que auxilia as instituições públicas a criar, analisar e planejar conteúdos de mídias sociais, mostrou – através de busca pelo número de visualizações no Instagram, Facebook, YouTube, X e TikTok –, no recorte temporal que marca o início do projeto digital do TJRS, de 10 de março de 2020 até 31 de janeiro de 2024, que a Corte gaúcha aparece em primeiro lugar com mais de 8,5 milhões de visualizações, enquanto o segundo colocado tem cerca de 4,5 milhões.

Os perfis oficiais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul nas principais redes sociais estão próximos de 350 mil seguidores e as ações de comunicação digital têm recebido reconhecimento em premiações no Estado e no país. Em menos de quatro anos de implantação de um núcleo específico para trabalhar a convergência midiática, o Judiciário gaúcho figura na primeira colocação entre todos os Tribunais de Justiça brasileiros em visualizações de seus conteúdos.

A base da estratégia do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital, busca valorizar a produção dos textos e produzir conteúdos que sejam pertinentes à sociedade, visando a transparência institucional e à educação da população que acessa as diferentes mídias.

O desafio é utilizar essas mídias digitais para evidenciar o quanto o Tribunal de Justiça contribui para a solução de conflitos, na promoção da paz social e na defesa do Estado. Dessa maneira, em um mundo conectado digitalmente, o TJRS pode contribuir e interagir com a população na velocidade com que as demandas são apresentadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895