Editorial

Um mês de muitos enfoques na saúde

Nessa esteira, o mês que está se iniciando, maio, tem um papel relevante nesse processo ao veicular cinco eixos temáticos da maior importância. Trata-se do Maio Roxo, do Maio Amarelo, do Maio Vermelho, do Maio Laranja e do Maio Verde.

Não restam dúvidas de que as campanhas de alerta sobre determinados temas de saúde coletiva promovidas pelo Ministério da Saúde são coroadas de êxito. Isso pode ser verificado a partir do sucesso de iniciativas como o Outubro Rosa, que trata sobre o câncer de mama, ou o Novembro Azul, que foca no câncer de próstata. Nessa esteira, outros meses englobam temas importantes visando a incentivar a população a buscar o Sistema Único de Saúde (SUS) para um atendimento que lhe permita prevenir-se ou mesmo tratar da enfermidade o quanto antes no estágio em que ela se encontra.

Nessa esteira, o mês que está se iniciando tem um papel relevante nesse processo ao veicular cinco eixos temáticos de maior importância. Trata-se do Maio Amarelo, campanha pela segurança no trânsito; do Maio Roxo, de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais; do Maio Vermelho, de prevenção e de conscientização sobre hepatites; do Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual infantil; e do Maio Verde, de alerta sobre a doença celíaca. Cada um deles tem relevância indiscutível, pois precisamos diminuir o montante de mortos e feridos em acidentes com veículos no país, bem como combater os abusos contra os infantes, chamar a atenção para os tratamentos contra a hepatite, dos cuidados em relação a chagas intestinais e cuidar na ingestão de nutrientes que podem ser rejeitados pelo organismo. Todos esses itens concentrados em um único mês mostram que estamos num período imprescindível para a saúde pública.

O Brasil tem hoje uma estrutura pública reconhecida em todo o mundo e oferece aos seus habitantes procedimentos que vão dos simples aos mais complexos, visando garantir o bem-estar da coletividade por meio de uma assistência efetiva em matéria de saúde. Cabe aos brasileiros e brasileiras fazer a sua parte e usufruir desse acesso que pode fazer toda a diferença para que tenham um cotidiano saudável e com qualidade de vida.