Direto ao Ponto

Governo federal reconhece a situação de emergência em Porto Alegre

A capital gaúcha é a primeira cidade do país a obter o reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Nelson Marchezan Júnior participa de videoconferência para discutir importância da análise de dados na pandemia.
Nelson Marchezan Júnior participa de videoconferência para discutir importância da análise de dados na pandemia. Foto : Jefferson Bernardes/PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior decretou situação de emergência em Porto Alegre em 17 de março, no Decreto nº 20.505 , que estabeleceu medidas para os estabelecimentos restaurantes, bares, casas noturnas e outros, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional. O decreto tem duração indeterminada e se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. A diferença entre essa situação e a calamidade pública é que, no primeiro cenário, os problemas ainda não aconteceram, enquanto no segundo a crise já aconteceu ou está acontecendo.

Com o aumento no número de casos, as autoridades mudaram sua percepção. No dia 31 de março o prefeito editou o Decreto nº 20.534, estabelecendo estado de calamidade pública frente à ameaça da Covid-19 e prorrogando para 30 de abril a validade das medidas de isolamento social adotadas na cidade. Na prática, esses dois decretos são um alerta, para terem alguma validade devem ser  homologados pelo governador e reconhecidos pelo presidente da república.

Ouça:

 

Mais Lidas