person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Os embates entre Piratini, Assembleia e Judiciário no RS

Poderes têm ficado de lado diverso nos últimos dias em relação a temas polêmicos, como LDO e Código Ambiental

Poderes têm ficado de lado diverso nos últimos dias em relação a temas polêmicos, como LDO e Código Ambiental | Foto: Guilherme Testa / CP

Apesar de serem “independentes”, os poderes na política do Rio Grande do Sul têm convivido mais intensamente em rota de colisão. Para exemplificar, em uma semana, Executivo, Legislativo e Tribunal de Justiça mediram forças, mesmo que não diretamente e estiveram em posições de divergência. Na segunda-feira passada, o pleno do Tribunal de Justiça decidiu por rejeitar o congelamento da LDO 2020, aprovado pela Assembleia e sancionado pelo Executivo.

Na terça-feira, a Assembleia rejeitou o projeto do TJRS, que mudava carreiras, pelo placar de 44x2. Logo no dia seguinte, na quarta-feira, o Judiciário concedeu liminar para um grupo de deputados e suspendeu a tramitação em regime de urgência do projeto do Código Ambiental. E hoje (04) foi a vez do Executivo e aliados da Assembleia ficarem em lados opostos em função da mudança no pagamento do IPVA 2020, o que gerou críticas.

Esses acontecimentos e os desdobramentos nos bastidores que são abordados no sexto episódio do Podcast Matriz, que tem a participação da editora de política, Mauren Xavier, e da colunista de política, Taline Opptiz.

Ouça o episódio: 

 

Correio do Povo