Água mais clara e quente favorece a presença de água-viva, no Litoral Norte

Água mais clara e quente favorece a presença de água-viva, no Litoral Norte

O tempo permanece agradável na região e proporciona um ambiente convidativo para os veranistas

Paula Maia

Até o dia 25 de dezembro foram registradas 2.155 lesões por águas-vivas

publicidade

O tempo permanece agradável no Litoral Norte nesta terça-feira, proporcionando um ambiente convidativo para os veranistas desfrutarem das praias.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS), o mar está com bandeira amarela, com poucas correntes de retorno e alguns buracos. E um dos cuidados que os banhistas devem ter é com as águas-vivas.

Somente no dia do Natal, 834 pessoas sofreram lesões provocadas por esses animais marinhos. De acordo com o CBMRS, esse número de atendimentos está acima da média e o cenário é reflexo do aumento da temperatura da água, que também está mais clara.

O CBMRS orienta que, em caso de contato com águas-vivas, a região afetada seja lavada com água do mar e que qualquer tentáculo seja removido, além de recomendar aos banhistas que solicitem vinagre aos guarda-vidas para auxiliar no tratamento.

Quando houver a indicação de bandeira roxa nas guaritas significa uma presença maior de águas-vivas, e é recomendado evitar entrar no mar nesses locais.

Apesar das condições favoráveis para o banho de mar, o CBMRS também alerta sobre a importância dos cuidados necessários como a permanência em locais próximos de um guarda-vidas e dentro das bandeiras de área de delimitação do banho. Na segunda-feira foram realizados 23 salvamentos nas praias do litoral Norte.

A Operação de Verão começou em 16 de dezembro, e até o dia 25 foram realizados 93 salvamentos no litoral Norte e registradas 2.155 lesões por águas-vivas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, foram 14 salvamentos e 98 lesões por águas-vivas.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895