Comerciantes de Tramandaí comemoram boas vendas

Comerciantes de Tramandaí comemoram boas vendas

Conforme pesquisa do Fecomércio, a praia é um dos destinos preferidos dos veranistas gaúchos

Franceli Stefani

Movimento no comércio se acentua nos finais de semana

publicidade

O fim de semana de tempo instável no Litoral Norte foi de movimento intenso nos comércios na área central de Tramandaí. Distante a 118 quilômetros de Porto Alegre, é um dos principais destinos dos veranistas da região Metropolitana e capital. Conforme a proprietária de uma loja de calçados, Vivian Candemil, festeja as boas vendas, que vem numa crescente desde outubro.

“Percebemos que depois das eleições houve um incremento bem significativo na procura e na aquisição de produtos. Tivemos bons resultados no Natal, em que os resultados se assemelham aos obtidos em 2017”, frisa.

• Surfistas caem nas ondas do mar de Tramandaí

No período de veraneio, ela conta que o movimento se acentua em dias de nuvens no céu e uma leve garoa, como em diversos momentos dos últimos dias. “Sexta, sábado e domingo são quando mais recebemos turistas em nosso estabelecimento, buscam produtos diferentes e também promoções”, relata. Enquanto o sol não aparecia, a catarinense Suely Büttebender, 51, aproveitava para conhecer o que o comércio de Tramandaí tem para oferecer. Ela gostou do que viu. “Meu filho passou em um concurso público e está morando aqui, há poucas quadras do mar. Venho visitá-lo sempre que posso. Adoro praia, quando não consigo ir, saio para bater perna e conferir os produtos.”

No coração da cidade também está localizada a loja de moda praia e acessórios do empresário Marcelo Batista Martins da Silva, que saiu do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, para abrir o seu negócio no litoral há dois anos. Agora, pretende, de forma definitiva, ampliar e fixar residência no município. “Antes abríamos somente no período de veraneio, agora faremos algumas modificações e ficaremos por aqui”, conta, feliz. Instalado próximo a um hotel, revela que muitos turistas argentinos chegam ao Estado, para curtir o verão. “Não podemos nos queixar das vendas, estamos felizes com os resultados.”

Mesma opinião tem o empresário de uma confecção, Dionilton da Silva. Com produtos para todas as faixas etárias, sempre há alguém no interior do estabelecimento em busca de alguma peça. “Nossa maior clientela é de visitantes que vem de Porto Alegre e de cidades próximas. Tivemos um incremento nas vendas nos últimos meses, acho que o cenário está melhorando”, opina. No interior do comério, o técnico em informática, Sandro Mello, 31, escolhia um presente para a namorada, que completou 28 anos no último domingo. “Estou pesquisando preços, pretendo gastar até R$ 100. Ela queria um short ou um vestido leve, para usar na praia. Achei os valores justos e há muitas opções.”

Pesquisa Fecomércio 


Tramandaí também foi um dos destinos preferidos dos moradores de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas, conforme pesquisa feita e divulgada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul. A entidade ouviu 385 pessoas entre os dias 3 e 7 de novembro de 2018. Do total, 52,7% citaram que vão viajar e apontaram três praias como as favoritas: Torres, Capão da Canoa e Tramandaí.

Segundo o estudo, 41,3% dos que vão viajar ficarão até 10 dias fora das suas cidades, e 35,9% entre 11 e 20 dias. O fluxo de veículos que aumenta nas estradas e no litoral nos finais de semana deve se manter, já que 7,4% dos ouvidos pretende ficar fora das suas residências a maior parte dos finais de semana.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895