Verão

Confira os pontos próprios para banho na Orla do Guaíba em Porto Alegre

População poderá se refrescar nas praias do Lami e do Belém Novo

Praia do Lami foi liberada para banho
Praia do Lami foi liberada para banho Foto : Pedro Piegas

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta sexta-feira os pontos próprios para banho na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. O Relatório realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) apontou que os seis pontos monitorados pelo órgão, nas praias dos bairros Belém Novo e Lami na Orla do Guaíba, oferecem condições de receber banhistas.

Os parâmetros de balneabilidade são definidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ao todo, os técnicos analisam em laboratório 12 amostras semanais de cada um dos pontos definidos.

Regras - O Conama determina que, para ser considerado próprio para banho, o ponto analisado tenha, nas últimas cinco amostras, apresentado concentração inferior a 800NMP/100mL da bactéria Escherichia coli. Também é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.

Veja Também

Pontos de coleta:

- Belém Novo:
Posto 1 - praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus;
Posto 2 - praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só;
Posto 3 - praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça.

| Foto: Luciano Lanes / PMPA

- Lami:
Posto 1 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de salva-vidas;
Posto 2 - acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas;
Posto 3 - avenida Beira Rio, em frente ao nº 510.

| Foto: Luciano Lanes / PMPA