De volta para casa: término do feriadão de Carnaval marca despedida de famílias do Litoral gaúcho

De volta para casa: término do feriadão de Carnaval marca despedida de famílias do Litoral gaúcho

Correio do Povo acompanhou a despedida das praias de duas famílias de Novo Hamburgo

Felipe Faleiro

publicidade

O sentimento de nostalgia começa a adentrar à mente de muitas pessoas, cujo veraneio no Litoral Norte começa a chegar ao fim. Retornando às suas cidades e pegando a estrada, elas enchem as malas e os automóveis nesta época.

O Correio do Povo acompanhou a despedida das praias de duas famílias de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, que estavam hospedadas juntas em uma residência alugada na praia de Mariluz, em Imbé, e agora vão para casa, carregando consigo as histórias felizes de suas estadias.

A primeira família é do casal de autônomos Carlos Eduardo Alves e Cristiane Rocha Alves, pais das meninas Eduarda, 12 anos, e Amanda, 7, e ainda tutores da cachorra Belinha. No veículo Volvo encostado junto à residência, começavam a ser colocadas as maletas no momento da chegada da reportagem, no final da manhã desta terça-feira de Carnaval.

Geralmente, eles veraneiam em São Lourenço do Sul, na Costa Doce, mas neste ano, se juntou com outra família de amigos em três apartamentos em Mariluz, já que eles têm parentes nesta praia. “A gente chegou na última sexta-feira, e viemos apenas passar o Carnaval mesmo. Estamos indo embora e é como dizem: o ano inicia agora”, relata Carlos.

Os amigos que se hospedaram juntos são o metalúrgico Rodrigo Rochak e a vendedora Andréia Leal, pais de Davi, 4 anos. O pequeno brincava com uma bola de futebol por todos os cantos, e parecia não se importar com o ato da despedida. As meninas o acompanhavam e ajudavam a carregar os objetos. As famílias comemoraram o fato de que não houve dias com clima ruim no Litoral, ao contrário de sua cidade natal, que sofreu estragos com os temporais do último final de semana.

A hospedagem das famílias foi na residência pertencente a Luizinho Rodrigues de Souza. Ele vive o ano todo no local, que tem quatro apartamentos disponíveis para aluguel e um pátio em frente um um terreno de esquina, não muito distante da Av. Paraguassú, a principal do balneário.

Ainda na tarde desta terça, a preparação para deixar as praias, retomar as rotinas e retornar somente no próximo veraneio foi repetida por milhares de veranistas, que por sua vez lotaram as rodovias, gerando congestionamentos e requerendo atenção redobrada nas estradas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895