Em meio ao verão, pandemia de Covid-19 se agrava no litoral Norte

Em meio ao verão, pandemia de Covid-19 se agrava no litoral Norte

Diretor de hospital de Tramandaí projeta colapso, caso alta se mantenha

Chico Izidro

Aceleração da pandemia faz ocupação de UTIs no litoral Norte se aproximar de 90%

publicidade

A situação da pandemia no litoral Norte gaúcho piorou nos últimos dias. conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais da região atingiu 90,3% de sua capacidade. São 62 leitos, sendo que 56 deles estão ocupados.

Em Tramandaí, os 11 leitos de UTI-Covid atingiram os 100% de ocupação. “Alcançamos o limite”, disse o diretor administrativo do Hospital de Tramandaí, Luís Genaro Figoli. E ainda existe uma paciente no setor de emergência, isolada, aguardando os resultados dos exames para saber se está contaminada. Além dos leitos de UTI-Covid, o hospital tem ainda mais seis leitos clínicos, setor que está com 80% de sua capacidade.

“Estamos vivendo o pior momento da pandemia”, desabafou Figoli. Ele relatou que em dezembro houve um pico grande da Covid-19, que recuou em janeiro, apesar das festas de Natal e final de ano, quando ocorreram muitas aglomerações. “Nos surpreendeu, pois esperávamos um aumento no mês passado. E a situação, infelizmente, irá piorar em uns dez dias, haverá um colapso por causa do descuido das pessoas no carnaval”, analisou. “Estamos realmente preocupados. E para piorar ainda haverá a volta das aulas daqui a pouco.”

O diretor disse ainda ter ocorrido uma mudança no perfil dos pacientes. “No ano passado eram idosos, mas parece que eles estão se cuidando mais agora. Por isso, cada vez mais aparecem pessoas mais jovens infectadas, de 30, 40 anos de idade”, analisou. “As pessoas deixaram de fazer o distanciamento, acreditando que o pior já passou e isso não é verdade”, lamentou Figoli. “Outra coisa que detectamos é que ocorre um retardamento na busca por atendimento”, constatou.

Em Torres, o Hospital Nossa Senhora do Navegantes também alcançou 100% de sua capacidade com pacientes contaminados pela Covid-19. São 10 leitos de UTI, todos ocupados. O Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, possui 20 leitos de UTI, com a taxa de ocupação chegando em 85%. No momento são 13 pacientes com Covid-19 e outros quatro com suspeita da doença. E em Capão da Canoa, o Hospital Santa Luzia, são 11 leitos de UTI, com oito deles ocupados – dois dos infectados estão infectados pelo coronavírus.

O mais recente boletim liberado pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), registrou até o momento 28.182 casos de Covid-19 no litoral Norte, com 511 mortes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895