Farol Rubem Berta é local de solidão e tranquilidade no litoral Norte
capa

Farol Rubem Berta é local de solidão e tranquilidade no litoral Norte

Praia de Dunas Altas recebe turistas o ano todo para conhecer o equipamento inaugurado em 1996

Por
Franceli Stefani

Farol Rubem Berta foi inaugurado em 1996 e mede cerca de 30 metros de altura

publicidade

Para chegar até ele é preciso percorrer cerca de um quilômetro na areia da praia de Dunas Altas, em Palmares do Sul, no litoral Norte. O Farol Rubem Berta foi inaugurado em 1996 e mede cerca de 30 metros de altura. Inativo, recebe turistas o ano todo, interessados em conhecer a localidade, em ver o pôr do sol ou tomar um chimarrão próximo ao mar.

No local, a praia é calma e há pouca movimentação. De acordo com a dona de casa Paula Souza, 32 anos, que saiu de Quaraí com a família há oito anos, a praia recebe visitantes durante todo ano. “Muita gente vem aqui, seja inverno ou verão, para conhecer e até para passear. O farol é um atrativo a parte”, declara.

Paula enfatiza que no entorno há casas de veraneio e pousada. “É uma região excelente para pescarias a beira mar.” Ela, que saiu da cidade natal em busca de trabalho, encontrou paz e tranquilidade. “Eu, minha filha e meu esposo vivemos muito bem aqui. Não pensamos em voltar. Viemos apenas com a coragem e adoramos.”

A família do aposentado Gilberto Nunes, 54 anos, saiu de Guaíba, na região Metropolitana, para aproveitar a tranquilidade de Dunas Altas. Enquanto ele optou por caminhar à beira mar, a autônoma Juliane Lombardi, 47; o aeroviário Fabrício Barbosa, 28, e a técnica de radiologia Juliane Nunes, 22, curtiram o sol e o céu azul. “Aqui é um paraíso.

É muito calmo, nos ajuda a recarregar as energias. Um ótimo lugar para curtir as férias”, diz Juliane. Fabrício enaltece a beleza do pôr do sol. “É muito bonito e muitas pessoas vêm para aproveitar esses momentos”.